Entender a importância da gestão de marcas nem sempre é fácil para os empreendedores que vêem o marketing como gasto e não como investimento. Não estamos falando só de chamar a atenção para o seu negócio, o fato concreto é que as empresas que buscam agregar valor às suas marcas (no médio e longo prazo) levam grande vantagem em relação aos seus concorrentes, na medida em que somam aos seus nomes, o reconhecimento, a credibilidade e a confiança.

Levando em conta que vivemos em um ambiente com excesso de informação e de oferta, é importante levar em conta alguns pontos que podem fazer toda a diferença na gestão de sua marca:

Comunicação integrada
Um dos grandes pecados das empresas ao desenvolver estratégias de marca é negligenciar o fato de que a comunicação deve ser integrada. Publicidade off-line, online, assessoria de imprensa, comunicação interna, tudo deve “se falar” e seguir uma estratégia macro para a marca.

Marketing Digital
Desenvolver estratégias de marca voltadas para o meio digital deixou de ser opção e virou obrigação nos dias atuais. Entender as características do meio e o comportamento do usuário é fundamental para alcançar o sucesso.

Reputação
Cuidar da reputação de uma marca é estar atento aos “momentos da verdade” do consumidor com a sua empresa. Atualmente, o cliente tem inúmeras opções ao seu dispor e detalhes podem fazer toda a diferença.

Tecnologia
Usar a tecnologia a favor do seu negócio é uma opção cada vez mais relevante e nem sempre significa aumentar os custos da empresa. Ao contrário, investir em ferramentas tecnológicas as vezes é mais barato do que se imagina e a quantidade de recursos gratuitos disponíveis é imensa.

Mercado
Estar atento ao mercado e aos consumidores é algo primordial. Mesmo em momentos de crise, oportunidades surgem e podem significar um novo momento para a vida da empresa e da sua equipe.

Concorrência
É possível aprender bastante observando os movimentos do concorrente. Isso não significa copiar ou se deixar pautar pelos concorrentes, mas observa-los e aprender com os seus passos também é muito importante no desenvolvimento de suas estratégias.

Lealdade
Mais que fidelizar, um desafio ainda maior é criar a lealdade entre os clientes. O cliente leal ele não só é fiel como ele divulga a sua marca e os seus produtos. Identifique os clientes leais e seja leal a ele também.

Planejamento
O brasileiro notoriamente não é de planejar. Porém, as empresas que adotaram suas estratégias e ações pautadas em objetivos claros e metas, tendem a um crescimento mais consistente e eficaz.

Criar e inovar
Ser criativo vai além da inventividade. Inovar é a bola da vez, pois criar já não é mais suficiente. É preciso implementar e fazer acontecer.

Agindo com estratégia, sem açodamento e com foco em resultados de médio e longo prazo, o investimento em marca trás inúmeros benefícios em um ambiente altamente competitivo, como o que vivemos nos dias atuais.