Você sabia que a maioria das pessoas acessa o Google pelo menos uma vez ao dia? Seguindo essa lógica, só no Brasil, são no mínimo 215.000.000 de buscas realizadas na internet por dia. Empresas que dominam SEO são as que mais se beneficiam com esse fato. Para ficar bem ranqueado, é preciso saber o que está fazendo em seu site. De fato, existem milhares de empresas disputando uma fração das buscas, e qualquer detalhe pode fazer a diferença. Ser encontrado no Google exige um trabalho especializado e de qualidade, e por isso você deve contar com uma empresa conceituada na área.

SEO você no topo

SEO ao longo do tempo

Houve um tempo em que para ficar na primeira posição bastava repetir uma palavra chave milhares de vezes em seu site. No entanto, essa época se foi, assim como o alcance dos sites que praticavam essa estratégia de SEO. Os mecanismos de buscas, como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo, estão em constante desenvolvimento. Dessa forma, se você não ficar atento às atualizações, seu site vai perder tráfego — e seu espaço na internet também. Dentre as consequências disso, podemos citar a diminuição do tempo de lazer, quedas acentuadas de faturamento e até instabilidade financeira, o que diminui a segurança de seus familiares.

Em muitos casos, as empresas são pegas de surpresa: há um mês tudo estava bem, mas hoje seu negócio está estagnado. Qualquer pequena mudança nos algoritmos do Google pode afetar seu posicionamento digital. Dessa forma, suas vendas na internet deixam de ser atrativas e, em alguns casos, essa estratégia pode se tornar insustentável. É por isso que contatar uma empresa de Marketing Digital é importante para seu negócio.

Táticas para dominar a concorrência

Como foi dito no começo do texto, superar a concorrência pode ser um verdadeiro desafio. Porém, sempre existe uma maneira de ganhar mais visibilidade na internet, e é justamente isso que vamos explicar agora. Existem três táticas básicas que você pode usar para ganhar mais visibilidade:

  1.  

Ranquear em palavras-chave long-tail;

  1.  

Tornar o conteúdo do seu site melhor que os do concorrente;

  1.  

Desenvolver uma rede de backlinks sólida.

A ordem das táticas não é por acaso. O primeiro passo e o mais certeiro para atingir seu objetivo é ranquear em palavras-chave long-tail, ou seja, palavras-chave bem específicas relacionadas com seus produtos. Dessa forma, ao invés de ranquear para “Celular Samsung”, você pode utilizar “Celular Samsung lançado em 2020 barato”. Mesmo contendo menos volume de buscas, o tráfego já vem qualificado para a venda.

Outra estratégia que pode aumentar drasticamente o tráfego em seu site é criar conteúdo de qualidade. De fato, nada chama mais atenção na internet do que textos que solucionam dúvidas de usuários. Faça uma lista das principais dúvidas e dores de seus clientes e produza conteúdo específico para cada tópico.

Por fim, construir uma rede de backlinks (fazer com que outros sites apontem para o seu) ajuda muito no SEO. No entanto, a melhor forma de conseguir indicações para seu site é justamente a produção de conteúdo de qualidade, e por isso ele é o terceiro item da lista. Se fizer os outros dois itens com competência, os backlinks virão naturalmente. Essas são apenas três táticas básicas para você conseguir aumentar seu tráfego naturalmente. No entanto, o SEO não se limita a isso — existem milhares de estratégias para você aplicar. Sempre procure ajuda de pessoas que realmente entendem do assunto, caso contrário você pode ter uma péssima experiência.