Capa filme os estagiários

No universo altamente competitivo do marketing e da publicidade, ter boas referências é fundamental para criar soluções que se destacam. Nesse contexto, uma ótima maneira de conhecer estratégias, desafios e possibilidades é, sem dúvida, por meio de obras audiovisuais que retratam essa realidade de forma envolvente, especialmente as séries que indicamos aqui.

Por isso, no artigo de hoje, separamos seis filmes sobre marketing e publicidade. Eles apresentam lições valiosas sobre vendas e empreendedorismo, destacando o papel crucial da comunicação nos negócios. 

Conheça, a seguir, essas histórias inspiradoras (algumas baseadas em acontecimentos reais) que podem ajudar você com os seus projetos.

1. Air: A História por Trás do Logo (2023)

Com elenco de peso, Air conta a história de uma das maiores parcerias do marketing esportivo.

 

O primeiro filme sobre marketing e publicidade da nossa lista mostra os bastidores de uma das parcerias mais icônicas do marketing esportivo: a colaboração entre a Nike e o jogador de basquete Michael Jordan. 

Ambientado na década de 1980, Air acompanha Sonny Vaccaro (Matt Damon), executivo cuja missão é persuadir o jovem e disputado atleta a assinar com a marca. Até então, uma empresa de calçados de corrida buscando entrar no mercado de basquete.

O que torna essa produção, dirigida por Ben Affleck, interessante para os profissionais de marketing e publicidade é, sobretudo, o caminho que o protagonista percorre para identificar o potencial de um talento ainda desconhecido pelo mercado. Dessa forma, a Nike investiu não só em um talento em ascensão, mas também em uma construção de marca que iria além do esporte, criando o que se tornaria a bem-sucedida linha Air Jordan.

O que a obra ensina: a importância da visão estratégica, o valor de apostar em talentos promissores e como um produto pode exceder a sua função original, tornando-se um ícone cultural de alto valor agregado.

2. No (2012)

Em No, Gael García Bernal interpreta um publicitário que lidera uma campanha ousada que influenciou o fim da ditadura de Pinochet, no Chile.

 

Esse drama histórico chileno se passa em 1988, durante a ditadura de Augusto Pinochet. Nesse cenário, quando um plebiscito é criado para decidir sobre a continuidade do regime militar, o publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) tem como desafio liderar a campanha pelo “Não”. No entanto, ele e sua equipe precisam lidar com recursos limitados e o cenário político autoritário.

A obra, que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é brilhante por mostrar a ousadia de Saavedra. Em vez de enfatizar o horror vigente à época, a campanha adotou uma abordagem otimista, valendo-se de elementos da cultura pop e do slogan “A alegria já vem”. Essa solução criativa contrariava o senso comum, mas conseguiu mobilizar a população e contribuir para a transformação da história do Chile.

O que a obra ensina: a capacidade da criatividade de superar limitações, a importância de compreender profundamente o público-alvo e o poder persuasivo de uma mensagem com tom positivo (em oposição o apelo ao medo, tática comum na propaganda ideológica).

3. Fome de Poder (2016)

Fome de Poder apresenta lições importantes, como padronização e construção de marca.

 

Baseado em fatos, o filme retrata a ascensão polêmica do McDonald’s ao patamar de gigante global por meio da história de Ray Kroc (Michael Keaton). Inicialmente, Kroc era um ambicioso vendedor, mas, com sua visão estratégica, transformou um pequeno restaurante familiar em um verdadeiro império do fast-food.

O longa-metragem dá uma aula sobre escalabilidade, padronização e construção de marca. Afinal, vemos como Kroc identificou o valor do negócio não nos lanches em si, mas no no nome, no sistema e na identidade visual marcante que poderiam ser replicados à exaustão.

O que a obra ensina: estratégias de franchising, o valor da consistência de marca e as questões éticas inerentes ao crescimento de uma empresa.

4. JOY: O Nome do Sucesso (2015)

A história da empreendedora Joy Mangano ganhou os cinemas, nos relembrando que a inovação e a criatividade servem para solucionar problemas.

 

Inspirado na história da inventora e empreendedora Joy Mangano (Jennifer Lawrence), o filme mostra a trajetória de uma mãe solo que, diante dos desafios do dia a dia, enxerga como uma ideia simples (um esfregão autotorcedor) pode facilitar as tarefas domésticas e transformar sua vida. A invenção, contudo, transformou-se em um negócio multimilionário.

JOY oferece insights sobre desenvolvimento de produto, marketing direto e o poder do telemarketing nos canais de compras na TV. Aliás, a protagonista vence obstáculos pessoais e profissionais, mostrando a persistência e a capacidade de adaptação como elementos indispensáveis para o sucesso de um empreendimento.

O que a obra ensina: a importância da demonstração de um produto ou serviço, técnicas de venda direta e como transformar fraquezas em oportunidades (partes essenciais de uma análise FOFA/SWOT).

5. Como Vender a Lua (2024)

Em Como Vender a Lua conhecemos o impacto da opinião pública nos negócios e nas instituições.

 

A nossa quinta indicação é uma sátira. Nessa trama, somos apresentados a Kelly Jones (Scarlett Johansson), uma especialista em marketing contratada para favorecer a imagem pública da NASA durante a corrida espacial, em pleno contexto da Guerra Fria.

No entanto, quando a possibilidade de falha da missão Apollo 11 preocupa o governo norte-americano, Jones cria um plano B questionável: encenar um pouso lunar. Dessa maneira, o filme explora, de forma provocativa, os limites éticos do marketing, a manipulação da mídia e o papel inegável da opinião pública.

O que a obra ensina: gestão de crise, o impacto da percepção pública na construção de marcas e instituições, e os dilemas éticos comuns aos profissionais de comunicação.

6. Os Estagiários (2013)

Em Os Estagiários, dois profissionais de meia-idade enfrentam o desafio de se recolocarem no mercado em um ambiente altamente tecnológico, inovador e jovem.

 

Nesta comédia, Vince Vaughn e Owen Wilson interpretam uma dupla de vendedores de meia-idade que conseguem estágios no Google. Lá, eles precisam competir com jovens prodígios da tecnologia mais familiarizados com o mundo digital. Assim, os conflitos geracionais são um tema central na história.

Apesar da abordagem divertida, a obra gera reflexões relevantes sobre letramento digital, adaptação às mudanças tecnológicas, o valor da experiência de vendas no ambiente online e a importância de criar uma marca pessoal.

O que a obra ensina: a importância da atualização profissional, demonstrando como aplicar habilidades de vendas em contextos digitais, bem como os benefícios de equipes de marketing diversas.

O que podemos aprender com eles?

Cada uma das produções citadas aborda diferentes aspectos do mercado de marketing e publicidade, seja na criação de produtos inovadores ou na elaboração de campanhas que mudaram a história. Além disso, a partir de seus roteiros, elas nos levam a refletir sobre questões éticas e transformações relevantes para quem trabalha criando e fortalecendo marcas.

Esperamos que você tenha gostado das indicações e se inspire com cada história. Por último, se deseja descobrir como obter mais resultados na sua comunicação, entre em contato com o nosso time.

FONTE DA IMAGEM: Wikipédia