Buscar uma boa experiência do cliente é uma das estratégias mais importantes para conquistar e preservar os consumidores da empresa. Isso porque é a partir da jornada do cliente que a imagem da marca poderá se tornar positiva ou negativa, sendo então baseada em uma série de fatores que não se resumem ao atendimento.

mulher segurando um celular fazendo uma avaliação de 5 estrelas com um emoji feliz para simular a experiência do cliente com a marca

Com a facilidade dos sites de pesquisa, as pessoas adquiriram o hábito de buscar desde informações básicas até o relato de consumidores antes de escolher comprar ou adquirir um serviço. Esse relato, divulgado em redes sociais ou sites conceituados, nos fazem crer que os clientes são os verdadeiros influenciadores para induzir, ou não, a preferência por uma determinada empresa ou produto.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como criar uma experiência eficiente para o cliente, para que se consiga não só satisfazê-los, mas criar um relacionamento dinâmico entre eles e as marcas.

1) Observe o comportamento do cliente


Antes de criar qualquer ação ou planejamento, é essencial conhecer a persona do seu consumidor. Porém, já se passou a época de conhecer apenas informações básicas, como a idade, o sexo e a classe social. Nos dias atuais, é indispensável saber o que o cliente gosta, o que consome, qual rede social mais utiliza, com que tipo de conteúdo interage para entender a forma correta de produzir contato.

2) Preze pelo atendimento


Um ditado é certo: a primeira impressão é a que fica. Além de tratar bem e de forma educada, cordial e humanizada, o atendimento também precisa ser criativo, deixando que o cliente se sinta à vontade e informando de forma clara as vantagens e soluções da empresa para sua necessidade. Dar a atenção devida formará uma boa impressão e , criará uma procura espontânea para novos pedidos de compra e é mais barato do que fazer propaganda.

3) Crie um plano de ação de marketing digital


A partir do perfil e das informações coletadas do cliente, produza uma base forte de conteúdos bem elaborados, de preferência que os representem e utilizem diversos tipos de mídia para dinamizar as redes sociais de forma criativa. Na hora do planejamento, o importante é agir de forma integrada em todos os setores da empresa para uma comunicação eficiente e utilizar a tecnologia e o marketing digital para fidelizar os clientes.

4) Monitore os resultados


Após aplicar as estratégias, o foco será medir e entender os resultados. Conteúdos com maiores engajamentos (curtidas, comentários, compartilhamentos…) devem ser levados em conta para permanecerem em foco. Depois de fazer esse exercício por algum tempo, fica mais fácil saber o que funciona ou não para o público-alvo, facilitando o surgimento de novas ideias que permitam uma divulgação de maior qualidade da marca.

5) Potencialize as estratégias


Conhecer o cliente e usar o marketing digital a favor da imagem da empresa possibilitará inovações na experiência do cliente com a marca. Portanto, dê a atenção necessária e utilize técnicas e estratégias que humanizem este contato para proporcionar uma jornada agradável e não robotizada, com o diferencial certo para que o consumidor escolha sempre o seu negócio.

Por Gabriela Serejo