Um dos principais fatores quando se pensa em colocar um site, blog ou e-commerce no ar deve ser a segurança da plataforma.
A ação de hackers, programas maliciosos, além de outras ameaças, como malware, backdoor e phishing, infelizmente é um risco comum em diversas plataformas digitais e, em alguns casos, o dano pode ser irreversível.
Nos dias atuais, precisamos cada vez mais ter esse tipo de precaução para não prejudicar a empresa envolvida, seja denegrindo a imagem da marca, provocando problemas financeiros e até afetar as máquinas utilizadas no processo.
Portanto, seguem algumas dicas básicas de como ter mais cuidado com os dados e a segurança necessária para esses ambientes digitais:
Mantenha o seu site atualizado
Assim como aplicativos, é comum que as plataformas peçam uma atualização com frequência e, muitas vezes, são ignoradas pelos gestores do site.
Nem sempre as atualizações são apenas ajustes e alterações simples na plataforma, há também mudanças indispensáveis na segurança para deixar o site seguro. Portanto, é importante que esteja sempre atualizado.
Crie senhas fortes (e as atualize com frequência!)
Essa é uma dica comum, mas que é sempre esquecida pelas pessoas.
O ideal é ter uma rotina de modificar sempre as senhas de cada ambiente virtual, seja dos sites, blogs, e-commerces e até mesmo das redes sociais.
Uma senha forte deve ser longa e conter letras, números e ao menos 1 caractere especial, pois dificulta a ação de hackers independente da plataforma digital.
Em alguns casos, há a opção de conexão em dois fatores, deixando o ambiente ainda mais seguro ao fornecer um código através do e-mail ou telefone para efetuar o login.
Utilize um sistema de backup para guardar os arquivos
Para guardar os principais dados da empresa, é necessário ter um cuidado redobrado com o armazenamento correto dessas informações.
Não sabemos quando poderá ocorrer uma falha de hardware ou algum outro problema técnico que prejudica o acesso a esses dados. Por isso, também é uma forma de precaução.
Copiar tais informações fora do ambiente local é imprescindível para uma ambiente seguro, além de ter uma maior organização e disponibilidade de acesso para os arquivos.
É importante lembrar que essas dicas não excluem a importância de um bom antivírus e um diagnóstico frequente de ameaças virtuais.
A ideia é sempre estar atento a tais eventualidades.
Gostou do artigo, mas a sua marca ainda não possui um site? Acesse agenciaplanob.com.br e peça um orçamento!
Por Gabriela Serejo