O inbound marketing tem feito com que empresas de diversos tamanhos e segmentos alcancem resultados positivos, mas algumas vezes eles são bem expressivos e em outras são silenciosos. Por isso, empresas que desejam crescer e se fortalecer no mercado, especialmente utilizando ferramentas digitais, precisam conhecer e utilizar esse tipo de estratégia de marketing.
A seguir, vamos explicar o que é inbound marketing e quais são os benefícios de usá-lo em sua empresa para que você entenda porque ele é tão essencial para o seu negócio!
O que é inbound marketing?
Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é um conjunto de estratégias que visa atrair, converter e conquistar o público da empresa por meio de conteúdo relevante.
Mas, como ele funciona? De forma básica, uma empresa produz materiais de qualidade em seu site, blog e/ou redes sociais para que os consumidores encontrem a instituição. Sendo assim, o inbound faz o caminho contrário do marketing tradicional, em que as marcas vão atrás de seus potenciais clientes.
Para produzir esse material de qualidade, o inbound se baseia muito no marketing de conteúdo, em SEO e nas redes sociais. Apesar de muitos confundirem o inbound marketing com o marketing de conteúdo, o último é na verdade uma das estratégias utilizadas por esse conceito.
O marketing de conteúdo trabalha com personas, pesquisas de palavra-chave e a criação de conteúdo rico. Já o SEO é uma estratégia utilizada para fazer com que esse material seja encontrado no Google e em outros buscadores.
Por que investir nesse tipo de marketing?
Aumenta o alcance da marca e atinge as pessoas certas
Como o inbound marketing é feito on-line, a sua marca pode ter um alcance muito maior que teria em uma campanha off-line. Afinal, não há limites geográficos na internet e a empresa consegue alcançar milhares de pessoas.
Além disso, o inbound permite que as pessoas certas encontrem seu conteúdo online, pois as ações são segmentadas. Sendo assim, sua empresa atinge mais pessoas e, ainda, essas realmente têm interesse em seu trabalho.
Reduz custos
Investir em inbound marketing reduz os custos da empresa, pois esse tipo de marketing é mais acessível que fazer, por exemplo, campanhas na TV ou em outras mídias tradicionais.
Diminui os ciclos de vendas
O ciclo de vendas é o tempo que um indivíduo leva para realizar uma compra desde o momento que conhece sua empresa. Quanto mais tempo ele demora, maior é o ciclo e, consequentemente, maior é o custo de aquisição de um cliente.
O inbound marketing consegue diminuir esse ciclo, porque ele trabalha com funil de vendas e conteúdos produzidos exatamente para cada etapa da jornada. Dessa forma, os leads se movimentam rapidamente pelo caminho e realizam a compra mais rápido. Isso é ótimo, pois reduz ainda mais os custos da empresa e pode aumentar as vendas.
A análise de resultados é mais ágil
No inbound marketing é possível medir exatamente o resultado de suas campanhas em tempo real. Sendo assim, sua empresa consegue saber precisamente como está o desempenho de suas ações e obter essa informação de forma ágil. Caso ele não seja satisfatório, a instituição pode fazer alterações para aprimorar as campanhas.
O inbound marketing auxilia sua empresa a reduzir custos ao mesmo tempo em que aumenta seu alcance e pode elevar suas vendas. Por isso, ele é tão importante para o crescimento e fortalecimento de sua marca.
Se depois de descobrir o que é inbound marketing, você ainda tem algumas dúvidas no assunto, entre em contato conosco! Assim, poderemos encontrar a melhor forma de ajudar sua empresa.