Quando pensamos no marketing, e em sua evolução e importância na economia do mundo, não podemos esquecer o quanto Philip Kotler tem sua responsabilidade em deixar esse tema tão atual. Entenda por quê: 

Nenhuma atividade comercial no mundo, simples ou complexa, ainda que seja a simples venda de um doce em um farol, está isenta de qualquer estratégia de marketing e ação de vendas. Muitas das ações de marketing executadas, das pequenas às grandes empresas, passa pelas lições e noções daquele que é considerado o “pai” do Marketing: Philip Kotler.

PHD em Economia pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, com graduação em Matemática e Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago, Philip Kotler iniciou sua carreira de professor na Kellogg School of Management, e em 1967, lançou o livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”.

Acontece que Philip Kotler sempre acreditou, defendeu e ensinou —  com base em sua própria experiência de mercado — que o marketing está estritamente ligado à Economia, e não simplesmente ao preço dos produtos e serviços. Ele acredita que o marketing é algo que envolve desde a produção/execução, até aos canais de distribuição e seus impactos na demanda.

Kotler Marketing

Lucro e bem estar

Philip Kotler defende que o lucro de um negócio está bastante relacionado com o bem-estar dos consumidores atendidos. Algo que exige, portanto, que o marketing seja levado em consideração em todos os processos de trabalho da empresa, da produção à venda, do escritório à prestação de serviço. 

Impactos no mercado

Antes de Philip Kotler, o mercado não dava tanta importância ao marketing como uma estratégia eficiente de captação de clientes e fidelização de carteiras, projeção da marca e fortalecimento no mercado.

Posicionamento e reposicionamento diante do público desejado, dentre outras necessidades, eram até então, resumidas às simples alterações de preço e veiculação de propaganda.

Com Kotler, o marketing passou a ser um pilar importante no crescimento das empresas, porque através de suas estratégias de venda e de gestão de produtos e serviços, foi possível aprimorar os resultados e tornar ainda mais eficiente os esforços de todas as equipes de produção, de atendimento, de vendas, de distribuição, de estocagem, de comunicação, entre outras.

Satisfação do cliente tornou-se o foco!

Com Philip Kotler, as empresas passaram a entender e a estudar mais os seus públicos- alvos, a fim de buscar a satisfação máxima do cliente quanto ao serviço ou produto realizado. Satisfação essa que estava relacionada também à distribuição e aos preços. Com isso, novas estratégias de marketing foram criadas e novas abordagens foram feitas e comprovadas por gestores de todos os segmentos.

Comunicação com o cliente

Com Kotler, o marketing foi compreendido pelo mercado como uma forma de comunicação entre cliente e empresa, um conceito que ultrapassou os limites das vendas, compreendendo a comunicação como um fator de grande importância nesse processo.

Comunicação não apenas ligada aos meios comerciais, mas também aos políticos, sociedades de caridade e outros grupos non-business.

Marketing em variados conceitos

Alguns dos muitos conceitos que o marketing compreende, como o Marketing Social e o Demarketing, são importantíssimos hoje no mercado, pois influenciam a mudança de comportamento que pode, por exemplo, beneficiar a toda uma comunidade. 

O Demarketing ajuda a salvar grandes projetos e empresas que corram o risco de serem vítimas de seu próprio sucesso, como por exemplo, uma demanda alta demais para uma estrutura ainda limitada. 

Tem também o Marketing 3.0, que aborda a necessidade das empresas encararem o mundo das redes sociais como um campo a mais de venda e contato direto com os consumidores e clientes, o que faz os empresários entenderem que é preciso também investir nesse segmento de divulgação (redes sociais), no intuito de alavancar a sua marca e alcançar potenciais clientes.

Por essas poucas razões, dentre várias que podem ser citadas longamente, Philip Kotler continua atual e assim será por muitas décadas.