O mercado de propaganda não para de crescer. E isso se deve a necessidade constante de se conectar de forma responsável com os públicos certos. Confira como isso é possível!
A propaganda é e sempre foi a alma do negócio, para todos os segmentos possíveis.
Só em 2019, o investimento em publicidade no Brasil alcançou R$ 12,5 bilhões, entre janeiro e setembro do respectivo ano. Os dados pertencem ao CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão, organização que abrange os veículos de mídia e agências de publicidade do Brasil.
De todo este faturamento, claro, o segmento que mais cresceu foi o da internet, que saltou de R$ 2,18 bilhões (o que representa 17,5% do total) – nos primeiros seis meses de 2018 – para R$ 2,59 bilhões (o equivalente a 20,7%), no mesmo período de 2019.
Propaganda: uma alma bilionária!
Conforme a pesquisa, nos meses de janeiro a setembro de 2019, o capital aplicado em ações de propaganda ficou dividido da seguinte forma: o mercado de Televisão aberta foi o que mais faturou, com o número expressivo de R$ 6,63 bilhões (equivalente a 53,0%).
Por outro lado, os setores de Internet, Mídia exterior e Televisão por assinatura renderam R$ 2,59 bilhões (20,2%), R$ 1,33 bilhão (10,7%) e R$ 872,9 milhões (7% do total), respectivamente.
Já o mercado do Rádio apresentou uma alta de R$ 575,4 milhões, seguido do Jornal, ao qual conseguiu R$ 335,0 milhões. Por fim, a área das Revistas conquistou a bolada de R$ 119,5 milhões (1%) e o setor do Cinema ganhou um incremento de R$ 49,7 milhões (0,4% do total).
De modo geral, todos os setores geraram um crescimento de R$ 12,52 bilhões, no que diz respeito ao total investido pelas empresas na implementação de veículos de propaganda.
E porque esses números só crescem?
Em outras palavras, por qual motivo o investimento em publicidade cresce tanto a cada ano?
Justamente porque a sociedade atual tornou-se mais exigente e muito mais interessada nos assuntos referentes ao consumo. Hoje, não basta mais apenas ter o melhor preço, é preciso oferecer agora a maior qualidade, a maior durabilidade, a maior responsabilidade ambiental e claro, a maior consciência do compromisso assumido junto do cliente, ao efetuar uma venda.
É preciso mostrar através da propaganda, o quanto o produto/serviço pode realmente atender aos anseios de uma sociedade, no que se refere à suprir uma determinada necessidade, sem interferir negativamente no ecossistema (sim, o público consumidor já anda preocupado há muito tempo com estas questões e muitas marcas do setor de cosméticos sentem essa cobrança na pele, no tocante a abolição de testes com animais, por exemplo).
Nesse sentido, a propaganda além de constante, precisa ser verdadeira com seu consumidor, porque do contrário, no momento que uma marca vende de forma “automática”, sem considerar as dores do público a que se destina, esta empresa com certeza perde de lavada para a concorrência.
Por isso, aquele velho ditado clichê cabe bem aqui: “quem não presta assistência, abre espaço para a concorrência”.
Propaganda e seus segredos
No entanto, não basta simplesmente gastar milhões em qualquer meio de comunicação. Antigamente, era comum ao se pensar em propaganda, imaginar a inserção de um comercial no rádio ou na televisão, e ainda escolher alguns jornais e revistas de grande circulação para imprimir uma página da marca.
Tudo isso mudou drasticamente com a chegada da internet.
Hoje, cada nicho de mercado possui um público específico, subdividido em diversos tipos de perfil de consumo e que, conforme cada perfil, uma nova peça publicitária é criada e veiculada no canal certo. Investimentos mais certeiros e em maior volume, geram com isso, a garantia de um retorno 5 vezes maior às marcas, pois permitem uma comunicação engajada e com metas mais fáceis de serem alcançadas.
O investimento em marketing de conteúdo, sobretudo na produção de textos para internet é um bom exemplo de um mecanismo poderoso quando se fala em campanha publicitária eficiente e economicamente viável para muitos negócios.
Por essa e outras razões, o investimento constante em publicidade é algo essencial a manutenção de qualquer empreendimento, pois a propaganda continua sendo, sem sombras de dúvidas, a alma de todo e qualquer negócio que deseja sucesso no mercado.