Aqui no blog já abordamos o que é inbound marketing, mas você sabia que pode conquistar mais vendas com essa estratégia? Ela é ótima para atingir esse objetivo, porque não é invasiva e valoriza os clientes.

 

Mas, para que você consiga vender mais com inbound marketing precisa realizar de forma adequada as 5 etapas da estratégia. Por isso, a seguir, explicaremos de maneira detalhada como sua empresa deve agir em cada uma delas!

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Como vender mais com inbound marketing

O inbound marketing possui 5 etapas que, quando bem realizadas, podem atrair clientes e fidelizá-los. São elas: atração, conversão, relacionamento, venda e encantamento. Confira as características de cada uma e como sua empresa deve agir em cada fase.

Atração

No inbound marketing, a empresa não invade o espaço do cliente. É o consumidor que encontra a instituição por meio de conteúdos relevantes para ele. Sendo assim, primeiro a empresa precisa saber quais são as necessidades de sua persona para poder ajudá-la. Essa persona é uma representação fictícia do cliente ideal do negócio.

 

Depois, sua empresa precisa escolher as melhores ferramentas para disponibilizar esse conteúdo e atingir o público que deseja. É possível utilizar um blog, por exemplo, para postar esses conteúdos, guiar os usuários pela jornada de compra e criar um relacionamento com eles.

 

Usar técnicas de SEO nessa fase é obrigatório, pois são elas que otimizam seus conteúdos para que eles fiquem entre os primeiros resultados dos buscadores, como o Google. As redes sociais também são ferramentas interessantes, porque cada vez mais os consumidores fazem parte delas e procuram informações sobre marcas nesse ambiente.

Conversão

Após atrair visitantes para seu site, é necessário convertê-los em leads para que eles possam se tornar clientes da empresa no futuro. Aqui, converter em lead significa fazer com que os visitantes lhe forneçam dados pessoais, como nome e e-mail.

 

Dessa forma, a empresa poderá continuar se comunicando com eles sem ser invasiva. Mas, lembre-se de que os visitantes só vão fornecer os dados se receberem algo em troca. Então, ofereça algo que seja valioso para os usuários, como e-books, webinars exclusivos, teste gratuito do serviço, entre outros.

Relacionamento

A jornada de compra possui 4 etapas, sendo elas: aprendizado, descoberta de um problema, consideração de uma solução e decisão de compra. Ou, seja nem todo lead está pronto para fazer a compra imediatamente. Por isso, a empresa tem que nutrir um relacionamento com os visitantes antes de tentar realizar uma venda.

 

Essa nutrição pode ser feita por newsletters, e-mails promocionais e um software de automação de marketing. Ele é importante, porque lhe mostra as preferências do lead e consegue identificar em que etapa esse se encontra. Sendo assim, a empresa pode enviar conteúdos cada vez mais certeiros para seus leads.

Venda

Depois da nutrição do relacionamento, é chegada a hora da venda. Essa pode ser feita no site da empresa ou pelo contato de um vendedor com o cliente. No segundo caso, o vendedor tem mais chances de fechar negócio graças ao inbound marketing.

 

Isso acontece porque com o auxílio do inbound, ele entra em contato com leads que já estão inclinados a realizar a compra. Além disso, o vendedor da empresa já sabe quais são as necessidades de cada lead e estes estão familiarizados com a empresa.

Encantamento

O trabalho do inbound não acaba após a venda. É preciso continuar nutrindo o relacionamento com o cliente e realizar um bom atendimento no pós-venda para que ele fique satisfeito.

 

Dessa forma, ele pode se tornar um cliente fiel da empresa e até indicá-la para terceiros. Assim, suas vendas aumentarão uma vez mais graças ao inbound marketing.

 

Com essa estratégia sua empresa cria conteúdos de qualidade que atraem o público e nutre um relacionamento com ele. Além de saber exatamente do que os leads precisam e em qual etapa da jornada de compra eles se encontram, o inbound também consegue conquistar os clientes devido aos laços que se criam nessa relação entre empresa e consumidor.

 

Por isso, é essencial utilizar o inbound marketing em seu negócio se você deseja aumentar suas vendas. Caso tenha se interessado pela estratégia e queira saber como implementá-la em sua empresa, entre em contato conosco