O WhatsApp é uma das maiores redes sociais da atualidade. São estimados 120 milhões de brasileiros nesse app, um número realmente impressionante. Portanto, é muito provável que o seu público-alvo use esse aplicativo também.

Nos últimos anos, gigantes do setor, como o Facebook, só crescem no mercado e não é para menos, já que algumas das principais plataformas de redes sociais pertencem a empresa de Mark Zuckerberg. 

Vale lembrar que a principal fonte de receitas e, consequentemente, dos lucros da empresa, advém dos anúncios patrocinados.

Portanto, ela faz de tudo para atrair a atenção de marketeiros, chegando a oferecer ferramentas poderosas. Uma delas, por exemplo, é o WhatsApp Business. Embora seja fenomenal, ele não é pré-requisito para sua empresa ser bem-sucedida no app.

Neste post, vamos te ensinar a aumentar os resultados de seu negócio com esse aplicativo. 

Não deixe de ler até o final.

Whatsapp para negócio

1. Use o WhatsApp como um SAC

De longe, uma das aplicações comerciais mais importantes para o WhatsApp é a de SAC. Afinal, o app foi elaborado visando a troca de mensagens instantâneas, sendo perfeito para solucionar problemas de clientes.

Se sua empresa é de porte pequeno-médio, o atendimento pode ser feito de forma individual. No entanto, caso tenha clientes demais, é vital usar as mensagens automáticas – um recurso gratuito do WhatsApp Business.

2. Usufrua do poder da atualização de status

Para usar as atualizações de status, você precisa ter o número do cliente salvo como contato – e vice-versa. Dessa forma, é possível compartilhar fotos, textos, vídeos e muito mais.

Vale lembrar que a atualização permanece por 24h após a publicação. 

Ela serve perfeitamente para ofertas relâmpagos, assim como para apresentar novos produtos de seu negócio.

3. Nutra seus clientes com conteúdos informativos

Se você enviar apenas ofertas e descontos, é provável que, a depender do nicho, os contatos te bloqueiem. Para evitar isso e estreitar relações, envie conteúdos informativos de interesse para seus clientes.

Uma forma eficiente de fidelizar leads é trabalhar o pós-venda. Pergunte se está tudo ok com a entrega, se o cliente gostou do produto e se há algo que sua empresa pode fazer por ele.

Dicas de uso do produto são bem-vindas!

4. Aproveite para personalizar a comunicação

Quando falamos em negócios no digital, ainda há uma crença em “vendas automáticas”. Embora tenha como fazer isso, corre-se o risco de perder o “calor humano” das conversas.

Mensagens genéricas não agradam os consumidores – ainda mais nas redes sociais. Dessa forma, use o nome do contato e seja o menos “robótico” possível.

No marketing 3.0 (ou 4.0, a depender de seu conceito), os sentimentos importam muito.

5. Mande ofertas para vários contatos ao mesmo tempo

Por último, temos a grande vantagem do WhatsApp Business: a possibilidade de enviar ofertas para sua base de contatos, de uma vez só. Isso é comum no e-mail marketing, e é realmente eficiente.

Embora seja um recurso poderoso, tome cuidado com a questão das sensações que o receptor vai ter. Será que ele vai se sentir confortável com o texto? A mensagem é muito robótica? É conveniente enviar essa oferta para tal contato?

Com todas essas dicas, fica ainda mais fácil melhorar os resultados de seu negócio, não é verdade? Se gostou do conteúdo, compartilhe!