Duas informações de grande importância para você, cuja empresa já migrou para as plataformas digitais: o Google tem 97% de market share e o Whatsapp é o aplicativo mais popular, com 91% de penetração entre os brasileiros com acesso à internet. E o que isso significa? Muita coisa, principalmente se você ainda está investindo e espelhando o seu negócio em uma única rede socia como fonte de retorno financeiro. 

No exame da vida empresarial, é preciso marcar V ou F na sentença “Ter um perfil no Instagram e no Facebook será o suficiente para ter sucesso empresarial no mundo digital”.  Qual você marcaria? Um eco enorme foi ouvido dizendo que “não”. Nos próximos anos, os meios tecnológicos serão cada vez mais usados para  aumentar a produtividade, além de possibilitar inúmeras formas de desenvolvimento. Dados recentes mostram que 97,4% das empresas brasileiras não aparecem nas buscas da 1 ª página do Google quando têm seu próprio nome escrito e 80% delas não informa seus números de Whatsapp nos sites. Como assim, produção?

Além disso, um estudo recente feito pelo Instituto da Transformação Digital mostrou que 97% dos entrevistados não usam a ferramenta  Google Meu Negócio, 96% não conhecem o Mapa de Calor e 65% não fazem Gestão de Publicidade. Três das várias ferramentas fornecidas pelo Google para dar uma alavancada nos seus negócios.

O buscador tem como principal objetivo entregar o resultado mais adequado para uma pergunta feita pelo internauta. O algoritmo identifica que a forma mais correta é exibir um negócio local, bem identificado, com direito a localização dos comércios ou serviços buscados. Se você facilita que o Google te apresente, ele facilita para que o seu negócio apareça para o cliente. Até rimou!

Presença digital

Pensa que parou por aqui?

Das empresas que têm perfis no Instagram, 31% não contam com site oficial. E você precisa saber que as pessoas não buscam produtos apenas no Instagram. Já levou em consideração o fato desses CPF´s não saberem o nome da loja ou precisarem pesquisar por segmento? Se ampliar a seta para o lado financeiro, os dados são um tanto preocupantes e pode acreditar: muita gente está deixando de ganhar. As empresas têm procurado o meio digital para desenvolver seus negócios, mas ainda pensam de maneira analógica. Uma dualidade que não pode existir! 

Conectados

7 entre 10 brasileiros estão conectados na Internet, tendo um perfil cadastrado em alguma rede social e 67% da população brasileira têm um smartphone para chamar de seu. Está claro e transparente como as águas de Noronha que é preciso olhar para a internet como um todo, e não apenas para aplicativos que parecem estar dando certo. O que pode funcionar hoje, tende a ser obsoleto amanhã. E se o objetivo for seguir em frente do seu páreo, é melhor não perder tempo! 

Ah! E para te deixar ainda mais pensativo, uma informação importante: o Mercado livre faz 27 vendas por segundo. Essa é uma afirmação que não leva em conta apenas o  posicionamento da empresa no mercado. É sobre ser (bem) visto e (bem) lembrado!

 Por: Valéria Araújo