Os memes representam uma parte importante da internet. Afinal, eles conseguem se propagar através de continentes e até gerações. Existem memes de 2010 que ainda estão em atividade nos dias de hoje.

Em resumo, é impossível navegar pela internet e não esbarrar com um deles por aí. Porém, mesmo tão comuns, poucas pessoas sabem o que eles são.

Neste conteúdo, vamos falar da importância deles, o que são e porque existem. Vamos lá!

Memes nas redes sociais

O que são memes?

O termo “meme” foi cunhado em 1976 por Richard Dawkins, um cientista bastante conhecido pelo mundo. Em seu livro “The Selfish Gene”, Dawkins definiu o termo da seguinte forma: uma ideia ou informação que perpassa gerações.

Extrapolando a definição dada pelo cientista, podemos dizer que um meme ainda leva em conta o contexto em que foi criado. Ou seja, ele tem o mesmo papel antes designado para a arte, só que agora está mais democrático.

Qual o uso principal das redes sociais?

Para entendermos o papel dos memes nas redes sociais, precisamos compreender o motivo de elas existirem. 

Em suma, podemos entender o papel das redes como sendo os seguintes:

  • Interação com pessoas conhecidas. 
  • Conhecer pessoas novas. 
  • Uma fonte de entretenimento.

Vamos aos detalhes!

Interação com pessoas conhecidas

O ponto central das redes sociais é a interação social. No caso, as primeiras redes focaram na interação entre pessoas conhecidas, e essa ideia deu muito certo – tanto que é praticada até hoje.

Acompanhar o que as pessoas do nosso círculo de amigos estão fazendo é muito interessante. Mas as redes sociais vão além disso!

Conhecer pessoas novas

Embora o foco seja a interação entre pessoas conhecidas, uma nova tendência foi descoberta pelas empresas do ramo: conhecer novas pessoas também é uma demanda na sociedade.

O Instagram, por exemplo, permite que as pessoas sigam umas às outras sem qualquer barreira. Assim os usuários têm acesso a fotos, vídeos e demais conteúdos do perfil que segue – que já eram abertos, aliás.

Uma fonte de entretenimento

A última finalidade que queremos comentar tem tudo a ver com memes: as redes sociais estão focadas, mais do que nunca, na diversão dos usuários. E elas descobriram que vídeos são ótimos para isso.

Devemos pensar na rede social como um tripé: os usuários querem acompanhar conhecidos, descobrir novas amizades e também ter uma boa experiência. Os memes conseguem fazer tudo isso ao mesmo tempo!

Onde os memes entram nessa história?

Em primeiro lugar, devemos informar que a chance de um meme viralizar é alta. Nesse processo de viralização, o tripé das redes sociais é satisfeito: vemos conhecidos compartilhando o mesmo conteúdo, trocamos informações com pessoas desconhecidas e, claro, nos divertimos ao ver o meme.

De certa forma, os memes se tornaram a “linguagem comum” da internet. Conseguimos captar e entender mensagens de pessoas que não falam o mesmo idioma que o nosso.

É por causa desses motivos que todas as marcas precisam usar memes para se promover na internet!