Em média, 3 bilhões de consultas são feitas todos os dias na gigante das pesquisas. E uma boa parcela desse número vem de consumidores procurando por produtos ou serviços que você, junto com muitos concorrentes, oferece.

Para se manter visível no Google, seu negócio precisa cumprir uma série de políticas que o buscador adota com a finalidade de decidir quais resultados aparecerão nos primeiros lugares e quais ficarão mais distantes. São os fatores de ranqueamento. 

Segundo o Google, existem mais de 200 deles. Dentre essas condições, estão qualidade do conteúdo, boa utilização de imagens, plenitude de informações sobre o seu negócio, comentários deixados pelos clientes e muitos outros.

Harmonizar o conteúdo do seu site com as normas do motor de busca nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, está disponível uma ferramenta que ajuda o empresário a se manter bem posicionado nos resultados: o Google Meu Negócio.
Google Meu Negócio

A ferramenta

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito, fácil de ser usado e serve para que as organizações controlem sua presença on-line, adicionando ou removendo informações como posts, fotos, dados estatísticos ou mesmo criando um site do zero.

Com o objetivo de gerar um perfil completo da sua empresa, você pode acrescentar dados como áreas de cobertura, horário de funcionamento, contato, serviços prestados e o link para o seu website.

O Meu Negócio é ideal para publicar características, fotos, ofertas, produtos e, assim, tornar a sua marca conhecida do público alvo. Permite que o empresário trace um perfil dos visitantes por meio dos insights e saiba como eles estão interagindo com a sua organização.

Outra grande característica do Google Meu Negócio é a capacidade de localizar prontamente o estabelecimento e conduzir o consumidor até lá por intermédio do Google Maps.

Como utilizar o mecanismo

Para fazer uso da ferramenta, primeiro acesse o site do Google e busque por “Google Meu Negócio”. O primeiro resultado vai levar à página inicial da aplicação. Encontre o botão “Iniciar agora” e clique nele.

A partir de agora, você precisará fornecer alguns dados sobre a sua empresa, de acordo com o que o site pedir. Comece pelo nome e a categoria da empresa. Depois, especifique se sua empresa poderá receber clientes presencialmente ou não.

Também será necessário incluir a localização, dados de contato e link para o site da sua empresa. Insira endereço, horário de funcionamento e elabore uma descrição dos seus serviços. É recomendável acrescentar fotos. 

Em seguida, você terá um painel de gerenciamento, onde você poderá controlar opções diversas, como publicação de anúncios, respostas a comentários, incremento do perfil, criação de domínio de e-mail, dentre outros.

Uma solução importante

De acordo com um estudo conduzido pela Provokers a pedido do Google, 95% dos brasileiros pesquisam serviços e produtos das pequenas e médias empresas antes de entrar em contato com elas. A pesquisa ainda mostra que 77% dos usuários se baseiam nos comentários de quem já comprou ou contratou e que 80% prefere o motor de busca como fonte de informação sobre negócios.

Então, já que o Google tem tanta relevância para o consumidor, é uma excelente ideia usar o Meu Negócio para saber em que pontos o seu negócio merece mais atenção e, assim, alavancar as suas vendas!