Já há mais de uma década, a tão aguardada Black Friday está fazendo o varejo fervilhar com resultados excelentes. O principal motivo é a disposição dos consumidores em gastar mais diante das promoções e descontos generosos anunciados. Este sucesso absoluto no Brasil faz com que vendedores e clientes se preparem com meses de antecedência. 

O consumidor, em especial, já não espera mais só uma sexta feira com preços especiais. Ele quer mais: uma semana ou um mês inteiro.Os varejistas, então, têm utilizado a Black Friday como um aquecimento para as vendas de Natal. Como a sexta especial cai no fim de novembro, eles esticam as promoções com o objetivo de manter um bom número de vendas em todo o período.

Em 2021, a Black Friday será no dia 26 de novembro. Para dar uma ideia da importância que esta data tem para o varejo, confira alguns dados sobre a edição passada e se planeje bem para este ano!

Black friday para o varejo

Histórico recente

 

A importância da Black Friday pode ser aferida por meio das últimas estatísticas. Um estudo da NeoTrust/Compre&Confie, instituto de pesquisas de mercado especializado em e-commerce, revelou que em 2020, a ocasião foi responsável por um giro de R$ 7,72 bilhões. Este número representa um aumento de 27,7% sobre o mesmo período de 2019.

A Black Friday é a data que tem oferecido o maior desconto real médio. Outra pesquisa, agora da BigData Corp, apontou um desconto médio oferecido de 51,36%, o que significa outro incremento: em 2019, o índice atingiu 42,59%.

Seguindo a mesma tendência dos últimos anos, o consumidor brasileiro está mais propenso a aproveitar as ofertas de 2021. Segundo levantamento Pesquisa Black Friday para Análises & Insights da Globo, 47% dos participantes pretendem comprar na data em 2021. Este número é superior ao revelado na edição anterior da mesma pesquisa, que foi de 42%.

E este foi um resultado que refletiu apenas parte da realidade. No fim da Black Friday 2020, a porcentagem de consumidores efetivos foi de 57%. Isto dá uma pista sobre o comportamento de compra on-line no Brasil.

Os compradores estão mais bem informados, exigentes e seletivos. A pandemia forçou muita gente que não tinha o hábito de frequentar os e-commerces a aprender como comparar produtos, preços e a escolher de forma fácil aqueles sites que oferecem as condições mais atrativas. 

Em resumo, a Black Friday sempre mostrou tendências de crescimento e vantagens para o varejo. Assim,deve ser vista como uma fantástica oportunidade para elevar os seus números. Mas é preciso estar pronto.

Dicas para se destacar

O atendimento é um dos pontos primordiais. O e-commerce pode receber um número muito alto de pedidos em pouco tempo. Assim, certifique-se de que o seu estoque vai acompanhar a demanda. Atrasos no envio vão prejudicar a imagem da marca.

Outra dica é personalizar as promoções. Analisar o histórico de consumo, considerar as preferências e necessidades dos clientes é a chave para planejar a estratégia da Black Friday, com o objetivo de aumentar seus pedidos. Ofereça o que o consumidor quer. 

Use ferramentas tecnológicas a seu favor. A inteligência artificial é uma grande aliada na hora de entender as preferências do consumidor. Além disso, procure usar sistemas de medição de desempenho e métricas, como o Google Analytics.

Também é importante contar com o maior número de canais de atendimento: chat, e-mail, WhatsApp, atendimento presencial e o que mais for necessário para garantir a satisfação do cliente, que deve ser o centro das estratégias de marketing.