Homem gravando um vídeo

Se você busca fortalecer a sua presença digital, provavelmente já ouviu falar sobre a importância da produção de conteúdo. Mas, afinal, entende o que diferencia o conteúdo estratégico de simples postagens nas redes sociais?

Hoje a PlanoB vai definir o que é esse tipo de conteúdo, os principais benefícios da sua produção e, principalmente, dicas para criá-lo e alavancar os resultados do seu negócio. Vamos lá?

O que é conteúdo estratégico?

Ele é muito mais do que criar posts aleatórios nas redes sociais ou atualizar um blog sem diretrizes estabelecidas. Sendo assim, o conteúdo estratégico é uma abordagem planejada e orientada a resultados. Ou seja, cada peça é criada com um propósito claro: atrair, engajar ou converter a sua audiência.

Essa estratégia começa com o conhecimento profundo do seu negócio, do público-alvo (persona) e do mercado. Dessa maneira, você consegue alinhar seus objetivos empresariais às necessidades e desejos dos consumidores. 

O resultado não poderia ser outro: uma relação ganha-ganha, em que todas as partes se beneficiam.

Características do conteúdo estratégico

Para ser considerado estratégico, o conteúdo precisa atender a três pilares fundamentais:

1. Relevância

Ele deve focar diretamente nas necessidades, desafios, e desejos do público-alvo. Para isso, é necessário realizar pesquisas, a fim de entender profundamente o contexto da sua audiência e, a partir disso, oferecer soluções úteis. 

Faça um exercício de empatia: por que uma pessoa acessaria o seu perfil do Instagram, assistiria aos seus reels ou leria um artigo no seu blog? Se esses canais são irrelevantes para ela, pode esquecer a conversão.

2. Frequência

Publicar conteúdo consistentemente ajuda a manter sua marca ativa na mente do cliente. Afinal, quem é (bem) visto, é (bem) lembrado.

Mas, calma: você não precisa correr para criar e postar diversos carrosséis, stories ou vídeos por dia para a sua marca. A frequência ideal varia conforme o seu nicho e os canais utilizados, mas o importante é manter a regularidade.

3. Otimização

Por fim, o seu conteúdo precisa ser fácil de encontrar e de consumir. 

Aqui entram boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), como o uso de palavras-chave relevantes, e técnicas de storytelling que tornam sua mensagem cativante e envolvente.

Benefícios do conteúdo estratégico para o seu negócio

Depois de conferir os pilares que ajudam a criar um conteúdo brilhante que dá vontade de consumir, vamos conferir os benefícios que as empresas que adotam estratégias de conteúdo bem planejadas colhem. 

1. Autoridade de marca

Criar conteúdo de qualidade posiciona a sua empresa como referência no mercado, uma organização especialista no que faz. Quando você educa e auxilia o seu público, a sua marca ganha pontos em credibilidade e notoriedade.

2. Aumento do engajamento

Conteúdos relevantes costumam ter mais interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Assim, contribuem para fortalecer a sua conexão com o público e aumentar o alcance da sua mensagem.

3. Mais conversões

Porém, os resultados não apenas potencializam a sua marca, mas impactam nos números. Lembre-se: o conteúdo estratégico guia o seu público ao longo da jornada de compra, incentivando ações como baixar um material rico, preencher um formulário ou realizar uma compra.

Como criar conteúdo estratégico?

Agora que você conhece os pilares e os benefícios do conteúdo estratégico, é hora de colocar a mão na massa. Confira as nossas dicas para começar:

1. Conheça seu público

A base de qualquer estratégia de conteúdo é entender quem você deseja atingir. Para isso, faça pesquisas, crie personas detalhadas e analise o comportamento do seu público (no ponto de venda e nos diferentes canais de comunicação).

Dica prática: use ferramentas como Google Analytics, redes sociais e enquetes para reunir dados demográficos e comportamentais.

2. Planeje as suas pautas

Organização é a chave para manter a frequência e a relevância do conteúdo. Assim, crie um calendário e uma linha editorial que contemple temas variados alinhados aos interesses do público.

Dica prática: divida seus temas em editorias, como dicas práticas, tendências do mercado, depoimentos e demonstrações de produtos/serviços.

3. Utilize as boas práticas de marketing

O marketing está cheio de técnicas e boas práticas que se inovam a cada dia. Algumas que podem ser utilizadas na estratégia são:

SEO: use palavras-chave estratégicas, títulos cativantes e meta descrições otimizadas para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Copywriting: crie textos persuasivos que incentivem a tomada de ações desejadas.

Gatilhos mentais: utilize a psicologia e o neuromarketing a seu favor, incorporando elementos que despertem emoções, urgência, escassez, argumento de autoridade, entre outras, no público.

4. Produza conteúdo de qualidade

Seja qual for o formato escolhido (artigo, vídeo, e-book ou post), crie materiais que entreguem valor à sua audiência. Para isso, invista em um design atraente, redija textos claros, apresente dados de mercado e utilize a originalidade para ajudar quem consome esses materiais.

Dica prática: prioriza a qualidade à quantidade. Um bom conteúdo semanal, que educa, instrui e engaja, pode ser mais eficaz do que posts diários sem relevância.

5. Esteja nos canais certos

Não basta criar um conteúdo de alto valor agregado; é preciso garantir que ele chegue ao público visado. Desse modo, escolha os canais de distribuição com base nos hábitos da sua audiência, adaptando a sua mensagem para cada formato ou plataforma (redes sociais, blog, e-mail marketing, etc.).

6. Acompanhe e mensure resultados

Analise o desempenho do seu conteúdo regularmente usando métricas como alcance, engajamento e taxa de conversão. Essas informações são fundamentais para ajustar a sua estratégia, quando necessário. 

É melhor adaptar uma campanha de tráfego pago, por exemplo, enquanto ela está no ar, do que insistir em uma tática que os dados comprovam que não traz resultado.

Dica prática: ferramentas como Google Analytics e as plataformas das redes sociais oferecem dados detalhados sobre o desempenho das suas campanhas. Dedique um tempo diário ou semanal para analisá-los atenciosamente.

Conclusão

Como vimos até aqui, produzir conteúdo estratégico pode parecer desafiador (e realmente é, exigindo muito estudo, prática e capacidade de adaptação), mas é uma das formas mais eficazes de construir uma presença digital sólida

Dessa forma, com um planejamento bem-feito e adaptável, você pode transformar a comunicação do seu negócio e os seus resultados.

Quer ajuda para dar os primeiros passos? Entre em contato conosco e descubra como podemos auxiliar!

 

Foto: iStock