Desenvolvida pela empresa asiática ByteDance em 2017, o TikTok é a plataforma de vídeos mais famosa do momento. E ao contrário do que pensam, ela foi uma versão construída para o lançamento internacional de seu irmão gêmeo, um aplicativo chamado Douyin, o qual viralizou em todo território chinês.
Apesar de ambos possuírem uma base de algoritmo praticamente idêntica, o primogênito da startup funciona de acordo com a política de dados estabelecida na China. Já o TikTok, segue as políticas e regulamentos de cada país, escapando de uma série de
restrições aplicadas ao Douying.
Embora esteja em funcionamento há cerca de 7 anos, o TikTok cresceu e ganhou força principalmente durante 2020, quando o mundo inteiro precisou se recolher devido a pandemia do Covid-19. A plataforma alcançou 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo em 2021.
Como a plataforma modificou o padrão de consumo de seus usuários
Vamos a uma pequena história:
Durante o ano de 2023 a cantora Sabrina Carpenter viu sua popularidade online crescer e consolidar sua carreira devido a quantidade de músicas virais que ela conseguiu emplacar dentro do TikTok. Além disso, outros detalhes como as roupas, o cabelo e principalmente a
sua maquiagem ganharam destaque na internet. Todo mundo queria saber quais eram os produtos, onde achar e como comprá-los.
Dado esse fato, uma criadora de conteúdo brasileira conhecida por seu usuário @nicolikf postou um vídeo na rede social falando sobre ter encontrado um dupe (gíria utilizada para descrever uma versão mais barata de algum produto), do blush usado pela cantora e o
melhor de tudo, custando apenas R$ 20,00.
Como resultado, o vídeo alcançou mais de 1,2 milhões de visualizações e o produto começou a voar das prateleiras do mercado nacional rapidamente. Tal demanda fez com que o valor do blush da marca russa Ruby Rose inflacionasse em até 3 vezes o seu preço comercializado anteriormente.
Este exemplo se enquadra no que chamamos de Produtos Virais.
O algoritmo do TikTok é responsável por promover conteúdos que estão gerando uma rápida interação entre os usuários, tornando-os visíveis para um público ainda maior. E isso acontece mesmo que o responsável por criá-lo inicialmente tenha um alcance pequeno dentro da plataforma.
“TikTok Made Me Buy It”
O termo “o TikTok me fez comprar isso” já faz parte do nosso cotidiano. De acordo com fatores como o formato de vídeos curtos e a dinamicidade do conteúdo consumido por seus usuários, a plataforma foi transformada em um dos pilares principais na mudança na forma de consumo da população. Sendo assim, o tempo entre o despertar do desejo pelo produto e a compra diminuíram drasticamente, o que alavanca uma experiência de aquisição imediata.
Outra artilharia pesada quando se fala sobre vendas e o TikTok é a democratização na criação de conteúdo, fazendo com que novos rostos surgissem entre os influenciadores mais conhecidos.
Criadores de conteúdo surgem como uma ótima ferramenta munida da capacidade de gerar uma sensação de autenticidade e conexão com seus seguidores. O resultado disso são recomendações em uma forma de publicidade altamente eficaz. Com isso, marcas têm aproveitado essa autenticidade para realizar parcerias e campanhas publicitárias, alcançando públicos segmentados de maneira mais próxima de seu público alvo.
Mas qual o impacto disso tudo dentro da indústria?
As mudanças ocasionadas com o BUUM! das redes sociais exigiu uma adaptação extremamente veloz das marcas. O foco agora não está apenas no produto, mas também na experiência que ele proporciona ao consumidor.
Atribuir credibilidade e inovação sem perder a mensagem principal da marca vem se tornando um desafio uma vez que a produção de conteúdo exige uma boa dose de criatividade. A busca pela autenticidade, o controle da mensagem, a gestão da demanda, e
a mensuração do impacto são questões centrais que as empresas precisam lidar para ter sucesso nesse novo cenário. Pois, infelizmente, não existe uma receita pronta para viralizar uma campanha.
Apesar dos desafios, o TikTok criou um ambiente onde as marcas, sejam elas grandes ou pequenas, conseguem furar sua própria bolha e atingir novos públicos de maneira extremamente rápida.
O aplicativo que outra hora era repleto de dancinhas e trends se tornou um grande gatilho de vendas. Quer saber como a PlanoB pode te ajudar a surfar nessa onda de conteúdo e fazer seu negócio ganhar mais notoriedade dentro da plataforma? Entre em contato com a
gente!
Fonte: Istock/ Prostock-Studio