Declarações recentes sobre o Instagram geraram polêmica com os usuários
“O Instagram não é mais um app para compartilhar fotos”. Se você é usuário do aplicativo, deve ter lido essa frase já sentindo um frio na espinha. Afinal de contas, essa sempre foi a ideia do app: compartilhar momentos através de fotos. A frase do título foi tirada de uma declaração do head da plataforma, Adam Mosseri. Para ele, a evolução mora no entretenimento e na criatividade. É isso que as pessoas procuram numa rede social. E nesse sentido, os vídeos têm feito muita diferença.
Para Adam, o aumento rápido dos usuários de outros apps mostra como os vídeos geram engajamento de forma diferente. O Instagram ainda é a maior rede em número de usuários: são 1,2 bilhão. Mas o crescimento do TikTok, por exemplo, é muito rápido e significativo. O app da rede social chinesa, com foco na criação de conteúdos em formato de vídeos, é o mais baixado do mundo. Recentemente, eles lançaram a versão de três minutos e já se tornou um sucesso.
Então, o jeito é aderir a solução de fazer vídeos?
Mas fazer vídeos é a solução para ter maior alcance? Sim e não. Se você conhecer bem o seu público e souber como criar conteúdos relevantes, o sucesso na sua estratégia certamente virá. Caso contrário, o retorno não será visível. A criatividade é a melhor ferramenta das redes sociais, sem ela tudo fica mais do mesmo. E não é isso que as pessoas querem ver.
Todo processo de mudança surge com seus prós e contras, é o normal da vida. Isso vale para relacionamentos pessoais, atividades profissionais e como não há um modo de fugir, é preciso se adaptar.
Mas não termina por aqui. Parafraseando a citação cristã (com uma mudança radical), “Nem só de vídeo vive o homem”. Tem spoiler pronto para ser dado sobre as outras novidades. Veja só!
“Arraste pra cima” para todos os perfis
Quer linkar algum endereço no story? Não tem 10k de seguidores? Sem bronca! Todos os perfis deverão contar com esse recurso em breve. O que poupa o tempo de quem, muitas vezes, printa várias páginas para poder postar.
“Tô sem celular e quero publicar pelo computador”
A ferramenta já foi liberada para alguns usuários, mas ainda segue em fase de teste. O processo de postagem não deverá ter muitas mudanças. A ideia é que seja assim como no feito pelo celular.
“Escrever legendas para vídeos é cansativo”
Seus problemas podem acabar! Também vem aí o sticker “Caption”. A atualização está disponível em países de língua inglesa e ainda não se sabe quando ela chega ao Brasil. Com ele, a legenda para os vídeos será liberada em todas as ações do Insta.
Um feed adaptado ao story?
Sim. Segue em teste uma função de feed vertical de stories, que permite ao usuário continuar vendo as postagens temporárias, apenas “arrastando pra cima”.
E a parte mais interessante… Money!
Assim como já é feito em outros apps, Mark Zuckerberg e sua turma tem pensado cada vez mais em monetizar conteúdo. Ganham eles, ganha o usuário. Se você pensou apenas em posts patrocinados, esqueça. A ideia vai além. O objetivo é lançar uma nova maneira do usuário ganhar dinheiro com as transmissões ao vivo. A intenção é engajar mais conteúdos em vídeo e menos conteúdos estáticos, como fotos.
Não pense que o Instagram perdeu a sua “alma”. Ao contrário. As fotos ainda estarão lá. Mas é preciso entender que o público também tem um desejo de novidades, às quais a rede social necessita se adequar. Afinal de contas, feijão com arroz é bom. Mas todo dia, pode enjoar! Diversificar é preciso.
Por: Valéria Araújo