Você sabia que houve uma transformação no mercado de publicidade e propaganda? As empresas desse ramo estão cada dia mais imersas no digital. No entanto, não são todos os negócios que se adaptaram bem a esse estilo de marketing.
A agência PlanoB, por ter nascido dentro da internet, não sofreu com esse novo modelo de trabalho. Todavia, milhares de agências de publicidade sofreram e ainda sofrem com isso.
Neste post, vamos comentar sobre esse assunto em profundidade!
Qual a diferença entre os marketing convencional e digital?
Antes de mais nada, quais são as principais diferenças entre os marketing convencional e digital? Podemos resumir, de forma simples, ao observarmos os seguintes tópicos:
- Campanha com investimento flexível.
- Vasto uso dos meios digitais.
- Mensuração de métricas importantes.
Veja mais detalhes logo a seguir:
Campanha com investimento flexível
No marketing convencional, o negócio anunciante precisa desembolsar grandes quantias, se quiser ter algum resultado – mesmo que mínimo. Portanto, esse modelo não é acessível para todo mundo, e pesa demais no financeiro da empresa.
Já no marketing digital, podemos anunciar em plataformas como Google, Facebook e Instagram pagando pouquinho pelo serviço.
A dificuldade, nesse caso, é configurar as ferramentas!
Vasto uso dos meios digitais
O apelo do marketing digital, como o próprio nome diz, é voltado ao mundo virtual. Embora possa parecer um problema, vale lembrar que mais da metade da população brasileira usa as redes sociais.
Um outdoor jamais vai ter esse alcance!
Mensuração de métricas importantes
Por fim, o grande diferencial do marketing digital são as métricas. É possível mensurar tudo dentro das campanhas digitais. Dessa forma, fica fácil descobrir métodos para otimizar seu investimento.
Isso não acontece com o marketing convencional. Afinal, não dá para saber, com certeza, o retorno sobre o investimento em um banner bem posicionado, por exemplo.
Qual é o papel das novas agências de publicidade?
No mercado atual, é difícil encontrar empresas que queiram investir pesado em marketing convencional. Ou seja, as agências que não se adequaram ao digital estão, em sua maioria, paradas.
Durante o ano de 2020, o papel desses negócios passou da execução de projetos para apenas consultorias. Isso aconteceu pois o conhecimento acumulado por essas empresas ainda é muito grande, mas não o nível técnico – no mundo digital, é claro.
Então, serviços como criação de artes, desenvolvimento de logo e demais da mesma natureza estão em alta. Mas quase nada sobre criação de panfletos físicos e banners – algo que era muito comum.
Como é a transição do convencional para o digital?
Em resumo, essa transição é realmente muito complicada. Quem está acostumado com o marketing convencional costuma sofrer com as ferramentas do digital.
Afinal, são dezenas de métricas, ferramentas e indicadores, sem contar nas centenas de detalhes importantes na hora de criar campanhas online.
A transição deve ser feita de modo gradativo, aprendendo uma ferramenta por vez – e, principalmente, usando-as para benefício próprio.
Esse cenário pode ser visto como desfavorável para agências de publicidade, mas precisa ser usado para transformar seu negócio.