O Big Brother Brasil 21 bateu recorde de audiência e foi muito comentado durante sua exibição. Até mesmo quem não assistiu ao reality, por exemplo, conhece a Juliette ou ficou sabendo de certos acontecimentos da casa.

Ele conseguiu esse feito, porque o BBB é um reality show que extrapolou a TV aberta, reconheceu a importância que o digital tem atualmente e se uniu a esse meio para se manter relevante.

Mesmo que você não goste do Big Brother, precisa entender como esse programa se reinventou com o auxílio da internet. Dessa forma, poderá entender a diferença que a presença digital faz hoje para as marcas. 

Então, continue lendo nosso post para conferir o porquê você deve investir no digital!

BBB e sua reinvenção com o digital

O Big Brother Brasil foi ao ar pela primeira vez na Rede Globo em janeiro de 2002 e, desde então, o público e as tecnologias disponíveis mudaram bastante. Sendo assim, é normal que a fórmula inicial do programa já não fosse mais tão atraente para o público.

Nesse cenário, a direção do reality decidiu reinventar o BBB para que ele voltasse a ser atrativo e a ter um bom desempenho. A mudança aconteceu no BBB 20, transmitido em 2020.

Nessa edição, os participantes se dividiam entre anônimos (grupo “pipoca”) e famosos (“camarote”). Entre os famosos, estavam influenciadores digitais, que já tinham milhares de seguidores na internet.

Além de trazerem audiência, esses influenciadores ajudaram a aumentar o engajamento do programa, porque seus seguidores comentaram, curtiram e compartilharam publicações relacionadas ao reality. Alguns participantes, inclusive, deixaram materiais prontos que foram postados durante o programa. 

Pensando no digital, o próprio BBB disponibilizou um celular para os participantes fazerem fotos e vídeos curtos durante o jogo e estes eram publicados nas redes oficiais do programa.  

Essa fórmula deu tão certo, que o BBB 21 também a utilizou e rapidamente ele conquistou patrocínio de grandes marcas, como Americanas, PicPay, Avon, Seara e McDonald ‘s.

A estreia da 21ª edição foi aguardada pelo público e na primeira semana bateu recordes. De acordo com o NaTelinha, o programa do dia 31/01 teve 21 pontos de audiência, a maior em um primeiro domingo do reality desde 2011.

Já na internet, mais de 35 milhões de tweets feitos durante a primeira semana do BBB 21 eram relacionados a ele, segundo Bruno Brandão, que é Head de Marketing do Twitter Brasil.

Para você entender o tamanho do crescimento do reality, a edição 20 teve 4 milhões de tweets em sua primeira semana, enquanto a 19 teve 2 milhões.

Case Juliette

O case da participante Juliette Freire é o mais impressionante do BBB até agora. A paraibana tinha pouco mais de 3 mil seguidores no Instagram antes de entrar no BBB 21 e até o momento em que esse texto foi escrito ela já contabilizava 25,1 milhões de seguidores.

Além disso, segundo a Exame, 30% das interações do público com perfis oficiais de participantes dessa edição nas redes sociais foram em contas da Juliette. Ou seja, ela também concentrou o engajamento do público na internet.

Inicialmente, apenas a sócia da participante e o marido dela, Deborah Vidjinsky e Huayna Tejo, cuidavam das redes da maquiadora. 

Porém, em pouco tempo eles perceberam que precisariam de ajuda e montaram uma equipe para alimentar os perfis de Juliette em várias redes, como Instagram, TikTok e Twitter. Hoje, a equipe tem 20 profissionais, entre eles designers, redatores, editores e criadores de conteúdo.

Com isso, o case Juliette deixa claro que para ser um sucesso na internet é preciso não só carisma, como também muito planejamento, conteúdo de qualidade e conhecimento sobre o digital para adequar os materiais a cada canal.

E é claro que esse sucesso na internet ajudou a fazer com que Juliette fosse a vencedora do programa e levasse 1,5 milhão de reais para casa.

A reinvenção do BBB e o case Juliette servem como ótimos exemplos da importância do digital atualmente e mostram o porquê as marcas devem investir nesse meio. 

Portanto, se sua empresa ainda não tem uma boa presença digital, você precisa mudar isso. Então, entre em contato conosco para que juntos possamos aprimorar o desempenho de seu negócio na internet!