Os influenciadores digitais são pessoas muito queridas pelo público da internet. Em outras palavras, eles já possuem o tão sonhado engajamento almejado pelas marcas. Dessa forma, conseguem influenciar bastante na decisão de seu público.

Estas qualidades tornam esses profissionais atraentes para as empresas. De fato, o uso de influenciadores digitais por marcas vem crescendo no mundo todo. A razão disso é que, se for uma estratégia bem planejada, ela retorna ótimos resultados.

Veja um pouco mais sobre essa estratégia!

Influenciadores digitais
Influenciadores digitais

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas que criam conteúdo para a internet, e possuem uma comunidade de apoiadores. Em geral, são conteúdos em vídeo, tanto em formato de lives quanto de gravações.

A comunidade de apoiadores trata o influenciador como um amigo próximo. Dessa forma, os seguidores são bastante influenciados por esses profissionais.

Essas relações são construídas ao longo da carreira do influencer, levando anos para se concretizar.

É preciso contratar um influenciador muito grande?

Um erro bastante comum, quando o assunto é contratar influenciadores digitais, é o tamanho da comunidade ou canal do profissional. 

A comunidade não precisa ser grande, mas o nicho do influenciador deve estar alinhado à estratégia da sua empresa. Ou seja, um canal com 10 mil assinantes pode oferecer mais retorno que um com 100 mil, se ele for mais adequado à campanha.

Por que contratar esses profissionais?

As principais razões para contratar influencer são as seguintes:

  • Boa parte dos consumidores têm acesso à internet. 
  • O influenciador tem autoridade sobre seu público. 
  • As pessoas preferem indicações de amigos ao invés de marcas. 
  • O alcance dos influenciadores digitais é muito grande.

Boa parte dos consumidores têm acesso à internet

No Brasil, mais de 80% dos brasileiros acima dos 10 anos de idade têm acesso à internet, segundo a TIC Domicílios.

Portanto, investir em estratégias de divulgação digital é, sem sombra de dúvidas, uma ótima ideia.

O influenciador tem autoridade sobre seu público

A autoridade dos influenciadores é um dos fatores mais importantes. Afinal, se um deles diz que um determinado produto é bom, boa parte de seus seguidores toma isso como verdade absoluta e inegável.

As pessoas preferem indicações de amigos ao invés de marcas

Como foi dito anteriormente, os influenciadores digitais são vistos como amigos, por parte dos apoiadores. Dito isto, vale lembrar que 92% dos consumidores preferem indicações de pessoas que de marcas – e a influência da amizade é muito alta.

Essa informação foi publicada na revista Entrepeneur, em 2017.

O alcance dos influenciadores digitais é muito grande

Por fim, temos o alcance que um influencer pode atingir. 

Isso varia bastante, mas até mesmo os menores canais alcançam um valor alto de pessoas. Ainda há outro fator importante: a viralização de conteúdo.

Ou seja, um influenciador pode ter seu conteúdo viralizado, atingindo um número avassalador de pessoas em pouco tempo.

Antes de contratar um profissional desse ramo, analise bem suas opções e veja quais delas estão alinhadas com sua estratégia e reputação. Essa é a melhor maneira de garantir um bom retorno de seu investimento!