O Reclame Aqui, a mais popular plataforma de mediação de conflitos entre consumidor e empresa, já tem 360 mil negócios cadastrados e muitas delas com uma infinidade de reclamações.

Segundo o site, milhares de pessoas o acessam para consultar informações sobre a reputação de um e-commerce, uma loja física, ou outra espécie de prestadora de serviços. Isto significa que uma grande parcela dos consumidores brasileiros está preocupada com a fama que elas têm perante o público.

Muitas pessoas só decidem se adquirem ou não certo produto depois de procurar por reclamações de quem já fez negócio. Dependendo do que encontrarem, rapidamente podem buscar concorrentes.

Então, dá para entender como a reputação de um negócio é importante. É fundamental cuidar da imagem dele. E a melhor maneira é com um bom planejamento de marketing digital. 

Reputação com marketing digital

Reputação digital

Para atrair e fidelizar o cliente, além de fortalecer a sua marca, é necessário ter uma boa reputação digital no mercado. Esta reputação se refere ao conceito que uma determinada empresa tem na internet.

O renome que a organização cria resulta de fatores como o atendimento, a qualidade do serviço prestado, do produto e da satisfação dos clientes. O feedback dado por eles é que determina a maneira como a empresa é vista.

Na busca por mais detalhes sobre a sua empresa e os serviços que você oferece, as pessoas vão procurar pelo seu nome em sites como o Reclame Aqui ou pelo seus perfis em redes sociais. E os buscadores e redes sociais são lugares excelentes para trabalhar o marketing digital. Portanto, se o seu marketing é forte e eficaz, sua marca provavelmente carregará uma imagem positiva, o que contribuirá para que a sua reputação seja boa.

Marketing digital

 

Marketing digital é a atividade que se encarrega de divulgar um negócio na internet. É, na maior parte, representado pelo inbound marketing, aquele que busca atrair o cliente de forma indireta: um exemplo são os conteúdos relevantes nos sites, como em blogs.

 

A relação entre a reputação digital e o marketing está na qualidade com que a propaganda é feita. Um exemplo: você vende artigos que interessam mais a jovens, como celulares de última geração. Seu marketing digital deve procurar lugares como redes sociais, que é onde este público, em sua grande maioria, está presente.

 

Se a veiculação for bem feita, vai atrair estes jovens, que farão comentários positivos a respeito da sua marca, espalhando um conceito assim para amigos e conhecidos. Dessa maneira, o seu nome no mercado ganhará força.

 

Conseguir uma reputação positiva é bom para qualquer negócio. Porém, ela pode ganhar um aspecto negativo com muita facilidade. Sempre haverá um comentário ruim. Por isso, você deve acompanhá-los de perto.

 

Os comentários podem estar nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. Faça um monitoramento do que estão dizendo sobre sua empresa.

 

Responda rápido e cordialmente aos comentários. Resolva os problemas o quanto antes. Busque sempre a satisfação do cliente. Dessa maneira, você está protegendo sua imagem e garantindo que mais pessoas estimem e disseminem os produtos do seu e-commerce.