.Métricas, performance de conteúdo, número de interações e de alcance. Já prestou atenção em como o meio digital também está ligado a soma de resultados?
Ganhando cada vez mais espaço dentro das gestões empresariais, o Data Driven destaca a união entre a tecnologia e a busca por avanços norteados por dados concretos. Neste artigo nós te explicamos os principais conceitos por trás dos processos que compõem esta abordagem.
O que é Data Driven?
A definição do Data Driven se baseia numa gestão estratégica focada em informações coletadas a partir da análise e da interpretação de dados. Nesse caso, as organizações têm como pilar decisivo o uso de referências quantitativas como bússola na tomada de decisões.
O grande diferencial dentro deste modelo de gestão não se limita apenas aos números apresentados, mas sim às oportunidades estratégicas criadas a partir deles. Ele permite que as empresas conheçam melhor seu público e as suas demandas de consumo.
Outro ponto de destaque dentro da cultura do Data Driven se dá devido a sua eficácia dentro dos mais diversos setores, funcionando de maneira bastante proveitosa em todo o contexto corporativo.
Data Driven e o ambiente digital: como o uso eficaz de dados pode transformar o seu desempenho?
Uma vez que as tomadas de decisão dentro da cultura do Data Driven são baseadas em um sólido diagnóstico dos resultados apresentados pela empresa, o modelo de gestão surge como uma ferramenta de aprimoramento voltado para questões como inovação e antecipação de tendências.
Dentro do contexto digital, os benefícios vão desde um planejamento mais sofisticado, uma vez que torna-se possível a realização de uma investigação completa dos comportamentos do consumidor, tendências crescentes e da relação entre os concorrentes. Além disso, o acesso a grandes volumes de dados permite identificar falhas no mercado, necessidades não atendidas e novas oportunidades de negócio.
A exemplo disso, podemos citar as principais empresas de tecnologia, como Google e o Meta, e a utilização das informações coletadas para compreender melhor os padrões de consumo e comportamentos de seus usuários, criando produtos e anúncios direcionados especificamente para esse público. Assim eles conseguem sair na frente de seus concorrentes de maneira ágil e prática.
Outra organização famosa adepta do Data Driven é a plataforma de streaming sueca Spotfiy. A partir das informações coletadas dos usuários eles criam recursos personalizados, como playlists e novas funcionalidades interativas.
Afinal, vale a pena adotar a abordagem?
Apesar das vantagens proporcionadas pela coleta maciça e inteligente de dados, é preciso, primeiramente, analisar algumas questões acerca da implementação do Data Driven. Algumas delas são, a necessidade de uma boa qualidade de dados, a complexidade presente no processo de aprofundamento desses estudos, além do investimento essencial em tecnologia para a realização da coleta, armazenamento e processamento destas informações.
Em contrapartida, uma pesquisa da Harvard Business Review aponta uma redução de custos uma vez que o modelo de gestão oferece um aumento da eficiência operacional dentro das instituições, contando também com o crescimento da produtividade e assertividade das operações e melhores práticas em todas as áreas da empresa.
Ao levar em consideração o cenário atual, o Data Driven tem se tornado essencial para o desenvolvimento empresarial de forma dinâmica e competitiva. Esses dados acabam por gerar uma transformação na forma de trabalho de diversos negócios.
Devido a série de benefícios concretos oferecidos por sua implementação, ao adotar uma cultura orientada por dados, cria-se um ambiente de inovação constante, colaboração e adaptação rápida. Embora sua execução inicial possa ser desafiadora, as vantagens voltadas para agilidade, competitividade e melhoria contínua são imensas.
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Fonte: Istock/ NicoElNino