O marketing de influência é usado cada vez mais pelas empresas

A efervescência das redes sociais trouxe consigo a figura do digital influencer, pessoas que através de seu número expressivo de seguidores e likes se tornaram formadores virtuais de opinião.

Esse fenômeno é possível porque os influenciadores costumam agregar aos seus perfis um público com características e interesses semelhantes. Assim, através de suas sugestões eles conseguem atingir os seguidores e induzir o consumo de produtos e serviços de empresas parceiras.

Mas para que esse processo realmente funcione é necessário que as empresas realizem uma análise aprofundada de quem são os clientes e diante disso pesquisem qual tipo de influenciador mais combina com a marca e como ele pode ser usado para ajudar a atingir as metas buscadas.

Cuidado nas escolhas

Feito isso, é preciso realizar um estudo ainda mais aprofundado sobre quem irá representar a sua empresa nas redes sociais, pois a imagem do digital influencer escolhido estará diretamente ligada a imagem da sua empresa, o que pode ser positivo mas também negativo, como aconteceu recentemente com influenciador Júlio Cocielo (@cocielo).

Durante a Copa do Mundo na Rússia, o youtuber de 25 anos fez um comentário considerado racista sobre o jogador da França Kylian Mbappé em seu perfil do Twitter. Devido a repercussão negativa do caso, outras declarações ainda mais infelizes do jovem nas redes sociais vieram a tona e a polêmica cresceu ainda mais. No olho do furacão muitas marcas que o patrocinavam cancelaram as parcerias para não se comprometerem também.

Mesmo diante desse exemplo ruim, investir em marketing de influência é uma excelente estratégia para o seu negócio. O digital influencer – através da proximidade com os seus seguidores – agrega uma imagem mais humana aos seus produtos e serviços, fazendo um paralelo com um anúncio publicitário convencional. Já os influenciadores são pessoas recomendando para outras pessoas porque é tão bom adquirir aquilo que a sua empresa deseja vender.

Por: Ana Luiza Paz