O comércio anseia por resultados melhores nessa reta final de 2019. Quais estratégias de Marketing podem ser adotadas para atrair mais clientes nesse período?


No final do ano já existe um aumento natural da demanda, especialmente do comércio, principalmente pela injeção do 13º salário das famílias na economia e pela cultura de presentes de Natal. Porém, com a crise econômica, o comércio vem sofrendo com crescimento aquém do esperado no período. O black friday, que ocorreu no final de novembro, acendeu um pouco a esperança, pois houve até um crescimento, mas é um ótimo exemplo de que o comércio também precisa se mexer para alcançar resultados melhores. Do ponto de vista do Marketing, o melhor a se fazer é estudar o movimento do consumidor. Tentar entender o que fez com que ele comprasse mais no black friday, mas sem cair na análise primária de que o preço é o único fator de estímulo à compra. Hoje, com os meios digitais, a quantidade de informações e de oferta para o consumidor aumentou muito. A loja de shopping concorre entre as vizinhas, mas também com a loja virtual que está na mão do cliente. É fundamental entender este movimento e como o consumidor se comporta.

Quais diferenciais são mais importantes quando do recebimento do cliente numa loja, por exemplo?


Eu acredito que a loja física ainda leve uma vantagem na conquista do consumidor, quando se tem um bom vendedor disposto a prestar uma venda consultiva ao cliente. Os empresários precisam entender que o consumidor que gosta de ir até a loja física estão buscando mais do que apenas os produtos. Por isso faço referência a entender como pensa o consumidor. Hoje, o Marketing tem se dedicado cada vez mais a buscar oferecer experiências de compra únicas para o cliente. Se não for assim, ficará ainda mais difícil sobreviver em meio a tanta oferta ao consumidor.

A qualidade no atendimento influencia o cliente a gastar mais?


Certamente! este é um dos pontos mais importantes e que sempre aparecem nas pesquisas de satisfação dos consumidores. Quem nunca fez uma compra em um local, optando até por pagar mais caro, simplesmente porque teve uma experiência de atendimento especial? Este é um ponto de importante atenção, pois muitas vezes também é bastante negligenciado pelos empresários.

Quais erros são considerados impraticáveis durante as vendas do ciclo natalino? O que afugenta a clientela de determinada loja?


Gosto de circular pelo shopping e busco observar o comportamento dos consumidores. Às vezes, a loja está lotada, mas converte pouco, ou seja, os clientes saem sem sacolas indicando que não houve conversão de venda. Quando um cliente entra na sua loja, é um sinal de que ele está muito propenso a comprar. Ter uma equipe bem treinada e sintonizada com o cliente é proporcionar uma experiência especial. Me parece que há até uma certa negligência com o momento mais importante, que é o momento do atendimento. Até o tradicional e simpático “feliz Natal” parece estar ficando em desuso, sinal que se está pecando até no básico. Eu diria que o principal erro é focar apenas na venda a todo custo e não no atendimento especial ou na experiência do cliente. Acho até que o aumento da demanda que ocorre, às vezes, falseia uma realidade, pois o pessoal foca muito mais na venda do que na fidelização daquele que pode ser um cliente recorrente da sua marca.

 

Fonte: Tribuna do Norte