Investir em marketing digital é essencial para empresas que querem crescer e conquistar o seu lugar no mercado. Não basta ter uma rede social, é a partir do planejamento e aplicação de estratégias que diversos objetivos podem se concretizar, desde a divulgação da marca, contato com o público-alvo ou o aumento de vendas, por exemplo.
Dentro das estratégias pensadas para alcançar os resultados desejados na internet, o investimento em mídia online é uma das alternativas mais vantajosas para as empresas.
De acordo com a pesquisa Digital Adspend 2018, da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital no Brasil movimentou R$ 14,8 bilhões em 2017, aumentando 25,4% em relação ao ano anterior.
O segmento digital já representa um terço da publicidade no Brasil, com previsão de crescer 12% ao ano até 2021. Com este mercado latente, o desafio das empresas é ocupar o meio online de forma criativa e inovadora, beneficiando a própria marca e atendendo os clientes.
Por isso, para que o conteúdo produzido de forma interessante consiga atingir, de fato, o público que irá adquirir o produto ou serviço em questão, é necessário utilizar as plataformas que facilitem essa propagação mais efetiva.
Ferramentas como o Google Adwords e Facebook Ads, possuem formas personalizáveis de segmentar as pessoas para quem a sua empresa quer atingir, seja por região, idade, interesses pessoais e outras configurações.
Tal investimento é ainda mais importante para pequenas e médias empresas que não conseguem investir uma grande quantidade de dinheiro com publicidade. No meio digital, a verba aplicada (seja ela qual for) pode produzir impacto direto ao seu público alvo, de acordo com a segmentação escolhida.
Além disso, a partir dos resultados obtidos, a compra de mídia online pode servir como fonte de dados para conhecer ainda melhor o seu cliente. Quanto mais anúncios forem realizados, maior serão as chances de saber que pessoas irão consumir os produtos ou serviços da empresa e, consequentemente, focar em estratégias e necessidades que possam surgir no futuro.
Google ou Facebook?
Assim como as redes sociais, cada um dos canais de divulgação possuem funções e vantagens para objetivos diferentes, podendo atuar de forma complementar no intuito de satisfazer as empresas que os utilizam.
De forma geral, investir no Google é interessante para captar uma demanda que já existe, e no Facebook, para gerar uma nova demanda.
A vantagem do Google é que a procura parte do próprio público, já que eles estarão buscando pelo assunto e, por isso, há uma tendência maior para atrair pessoas que estão mais propensas a comprar, além de ter um maior número de respostas sobre o assunto.
Já o Facebook possui o benefício de atrair potenciais clientes, pois o anúncio será exposto mesmo para aqueles que não demonstraram algum tipo de interesse na temática da postagem, mas que são parte do seu público-alvo.
Além disso, esse canal auxilia na construção da relação com o futuro cliente, dispondo facilidades na hora de divulgar a página nas redes sociais e na segmentação na hora de publicar os anúncios.
A escolha da mídia adequada para se fazer um investimento que satisfaça empresas e clientes da forma desejada, irá depender dos objetivos para serem alcançados e as estratégias que serão colocadas em prática no momento.
Seja qual for a prioridade, o investimento será produtivo e importante para o desenvolvimento da empresa.
Por Gabriela Serejo