Entender como o público-alvo de sua empresa toma decisões de compra é fundamental para criar estratégias e produtos mais eficientes. Ao saber por que o consumidor preferiu uma mercadoria ou por que escolheu sua empresa em vez de uma concorrente lhe ajuda a melhorar o serviço realizado.
Contudo, para obter essas respostas com exatidão, não basta conversar com clientes. É preciso utilizar uma técnica que dê respostas precisas. Aí entra o neuromarketing, a ciência por trás do consumo.
Continue lendo para descobrir o que é neuromarketing e como usá-lo em sua empresa!
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O que é neuromarketing
Neuromarketing é uma ciência que une a neurociência, que estuda o sistema nervoso, e a pesquisa de comportamento do consumidor. O objetivo dela é entender o que influencia a tomada de decisão dos clientes. Assim, empresas podem criar estratégias e produtos melhores para o público.
Na prática, o neuromarketing estuda as reações cerebrais dos consumidores quando eles são expostos a opções diferentes de produtos ou campanhas. Dessa forma, é possível saber quais itens provocam emoções positivas e como eles se sentem em relação a determinados textos, cores, texturas, entre outros.
Essa análise pode ser feita de diversas formas, como por ressonância magnética ou codificação facial.
Além de possibilitar a criação de campanhas e produtos direcionados ao público, o neuromarketing é interessante, porque melhora a experiência dos consumidores. Afinal, esses encontram campanhas e mercadorias que lhes despertam emoções positivas. Então, as vendas podem aumentar e a empresa pode ganhar clientes fiéis.
Como utilizá-lo em sua empresa
Agora que você sabe o que é neuromarketing, veja 4 técnicas desta ciência que sua empresa pode utilizar para ter ações mais efetivas:
1. Crie conteúdo objetivo e com linguagem familiar
Faça conteúdos objetivos e claros para manter a atenção do público, pois ele não vai manter o foco por muito tempo em sua campanha se ela for complexa e repetitiva. Lembre-se também de usar exemplos em seus materiais, para que o público entenda melhor o conteúdo passado.
Além disso, use sempre uma linguagem que seja familiar para os consumidores, pois assim eles se identificam com o conteúdo. Isso é ótimo, porque a identificação gera reações muito positivas no cérebro.
2. Desperte emoções
Emoções influenciam bastante nas tomadas de decisões dos consumidores, por isso, você deve sempre tentar despertar sensações positivas no público. Para atingir esse objetivo, a empresa pode utilizar o storytelling.
Essa é uma forma de contar histórias que não foca em produtos, mas sim em uma narrativa envolvente que pode gerar diversas emoções, como alegria, humor e até temor. Ao sentir tudo isso com a narrativa, os consumidores criam um afeto pela ação e até pela marca.
3. Invista no visual de seu site
Visitar sites que têm uma boa identidade visual traz uma boa sensação para os consumidores. Além de incentivar a navegação pelo endereço, uma boa aparência virtual passa confiança para os usuários. Sendo assim, é essencial investir no visual de sua empresa.
Pense bem nas cores, nas sensações que cada uma delas podem gerar em um indivíduo e na organização das páginas. Crie uma identidade visual única que faça os consumidores se lembrarem de sua marca quando virem as cores e símbolos usados. Lembre-se de que essa identidade deve ser usada em seu site, produtos e, se houver, estabelecimentos físicos.
4. Use gatilhos mentais
Gatilhos mentais são motivadores psicológicos que incentivam as pessoas a realizarem uma ação. Existem vários tipos de gatilhos, como de reciprocidade, escassez e autoridade, e eles podem incentivar ações distintas.
Quando a Netflix oferece 30 dias grátis para o consumidor usar o produto, por exemplo, ela está usando o gatilho da reciprocidade. Ela gera valor para ele e espera que ele retribua essa ação.
Sua empresa pode usar diferentes gatilhos em campanhas distintas ou até no mesmo projeto, mas é necessário tomar cuidado para usá-los de forma sutil e não exagerar na quantidade.
O neuromarketing é fundamental para que sua empresa faça produtos e campanhas mais direcionadas para o público. Ou seja, ele é essencial para que sua empresa realize ações mais efetivas. Por isso, é importante utilizá-lo em suas atividades diárias.
Depois de conferir a importância do neuromarketing, descubra se vale a pena apostar em influenciadores digitais!