O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade sem fins lucrativos bastante conhecida por auxiliar pequenos empreendedores a desenvolverem seus negócios. Mas, você conhece o Sebraetec? Esse programa do Sebrae é ótimo para quem deseja desenvolver um serviço específico em sua empresa. Por isso, explicaremos agora o que ele é e quais são os principais benefícios para pequenos negócios. Confira!
O que é e como funciona o Sebraetec
Ele é um programa que disponibiliza serviços tecnológicos em várias áreas para sua empresa. Os serviços podem ser desde uma consultoria tecnológica, avaliação de conformidade (certificação) e prototipagem. Em relação às áreas, sua empresa pode escolher um serviço dentro do campo de:
- Design;
- Produção e qualidade;
- Desenvolvimento tecnológico;
- Sustentabilidade.
Dentro de cada área, existem ainda especificações para que você contrate o serviço exato que deseja realizar em seu negócio. Se você quiser contratar um serviço de design, por exemplo, você pode escolher entre design de comunicação, produto, serviço ou ambiente. Para conferir todas as especificidades, é só clicar aqui. O papel do Sebraetec é conectar o seu negócio com um prestador de serviço tecnológico capaz de realizar a transformação que você deseja em sua empresa. Além disso, a entidade oferece subsídios para que o custo-benefício seja melhor para o seu negócio.
Para participar, é preciso ter uma empresa micro, de pequeno porte ou até ser um microempreendedor individual (MEI). O importante é que seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) esteja regularizado. Pessoas físicas que estejam no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e tenham a Carteira Nacional do Artesão ou do Trabalhador Manual também podem participar. Caso produtores rurais queiram participar, eles também podem, desde que tenham Registro de Pescador, declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inscrição estadual de produtor ou número de Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF). Além disso, a empresa deve faturar no máximo R$ 4,8 milhões por ano. A área de atuação dela não faz diferença, já que o programa atende empresas de todos os setores (comércio, serviços, agronegócio e indústria).
Vantagens de participar desse programa
Traz inovação para a empresa
Independente do campo e do serviço que você escolher, ao participar do Sebraetec você vai trazer inovação para sua empresa. Essa inovação pode ser voltada para um produto, por exemplo, processo ou até para a imagem de sua empresa. Isso é ótimo, pois inovação é essencial para um negócio que deseja atrair consumidores, crescer e se fortalecer no mercado.
Melhora a qualidade do negócio
Além de trazer inovação para sua empresa, o Sebraetec também garante que seu negócio vai receber o acompanhamento do Sebrae para conquistar os melhores resultados com essa parceria. Com isso, a qualidade de sua empresa vai ser aprimorada. E, novamente, isso é excelente para que o seu negócio se desenvolva da melhor forma possível e se torne mais competitivo no mercado.
Custo baixo
O subsídio fornecido pelo Sebrae pode chegar até 70% do valor do serviço do Sebraetec. Sendo assim, a contratação do trabalho com o programa sai muito mais em conta quando comparado com o preço que sua empresa pagaria sem o apoio do Sebrae. Esses benefícios mostram que o Sebraetec vale a pena, pois aprimora o seu negócio com um ótimo custo-benefício. Por isso, se você deseja realizar um dos serviços citados aqui em sua empresa, não pode perder essa oportunidade. Nós, da PlanoB, atuamos como prestadores de serviço para o Sebraetec na área de design de comunicação e desenvolvimento tecnológico. Então, se você pensa em aprimorar uma dessas áreas em seu negócio e quiser saber mais sobre elas, entre em contato conosco!