[Matéria com o diretor da PlanoB Marketing, Bruno Oliveira, sobre consumo]

As perspectivas para as festas de fim de ano não são nada boas para o varejo. Temerosos com o desemprego, a inflação e os juros altos, os consumidores estão procurando economizar e evitando se endividar.

Metade dos brasileiros deve gastar menos com presentes do que no ano passado, e 24,3% pretendem desembolsar o mesmo valor, segundo mostra pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a LeadPix.

Metade dos respondentes afirma que gastará entre R$ 101,00 e R$ 400,00, e 60% apontam o dinheiro e o cartão de débito como as formas de pagamento escolhidos. Já os 37,7% que pagarão com cartão de crédito pretendem, em sua maioria, parcelar as compras em até seis vezes. As pessoas não estão mais tão inclinadas a adotar parcelamentos longos, como os de 12 meses.

De acordo com o especialista em marketing Bruno Oliveira, os empresários precisam usar da criatividade para chamar atenção dos consumidores, uma vez que é notado a existência de uma barreira ao consumo e a oferta de variadas formas de pagamento já não está convencendo os brasileiros a gastarem.

Fonte: Portal da Abelhinha