A internet hoje é cada vez mais importante para as empresas, já que milhares de consumidores acessam essa rede diariamente. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019 feita pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), 134 milhões de brasileiros são usuários da internet.
Mas, além de estar nessa rede, as marcas precisam estar no Google para serem bem-sucedidas. Se você ainda não sabe por que deve estar nesse buscador, continue lendo o nosso post e confira!
Como estar presente no Google
Antes de mostrar os motivos pelos quais sua empresa deve estar no Google, vamos explicar de quais maneiras ela pode se posicionar no mecanismo de busca. Seu negócio pode marcar presença no buscador com um site de qualidade, que utiliza SEO (Search Engine Optimization), investindo em Google Ads ou de ambas as formas.
Um site que usa técnicas de SEO e tem conteúdos de qualidade é essencial para colocar sua empresa entre os primeiros resultados de busca do mecanismo.
Já o Ads é a ferramenta de publicidade do Google que mostra anúncios de sua empresa quando os usuários fazem uma pesquisa, assistem vídeos no Youtube ou acessam sites que são parceiros da ferramenta.
Além disso, há o Google Meu Negócio, que é uma plataforma do mecanismo de busca em que você pode cadastrar dados de sua marca, como endereço, telefone, horário de funcionamento, produtos e receber avaliações.
Assim, quando um usuário pesquisa sobre a empresa, encontra as principais informações dela. Para os usuários, os dados do Google Meu Negócio aparecem no lado direito da tela.
O ideal é que você esteja no Google de todas essas maneiras, para aproveitar bem os benefícios do buscador.
Por que estar nesse buscador
Agora que você sabe como se posicionar no Google, veja por que é fundamental estar nele:
Aumenta a visibilidade da marca
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google a respeito de um assunto que é abordado em seu blog ou de seu ramo, por exemplo, sua empresa pode aparecer para ele.
Mesmo que o indivíduo não conheça sua empresa, ele pode clicar no link para verificar se sua página responde à pergunta que ele fez ao buscador ou se ela possui os produtos que ele procura.
Dessa forma, seu negócio acaba se tornando mais conhecido no mercado e isso é ótimo para atrair novos clientes.
Dá autoridade
Como foi dito, milhares de brasileiros acessam a internet atualmente. Consequentemente, diversas empresas estão presentes no meio digital para se comunicarem com eles.
Então, se uma pessoa procura sua empresa no Google e não encontra, fica muito desconfiada. Já se ela acha sua marca, passa a confiar um pouco mais no negócio.
Caso a empresa esteja no Google Meu Negócio, a autoridade dela cresce ainda mais. Isso acontece porque ele funciona como uma indicação do buscador de que a marca é real e confiável.
Facilita o acesso à empresa
Estar no Google facilita o acesso à sua empresa, porque basta o usuário clicar no link de seu site que aparece entre os resultados da busca para encontrar seus conteúdos, formas de contato e outras informações relevantes.
Se sua instituição estiver no Google Meu Negócio, você facilita ainda mais o acesso, pois é só a pessoa observar os dados fornecidos na tela para saber como entrar em contato ou a reputação da marca.
Os usuários já estão buscando algo no Google
Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, ele já está buscando algo, como uma resposta para uma dúvida ou um produto específico. Então, ele pode estar em uma etapa mais avançada no processo de compra. Isso é excelente, porque pode facilitar a conversão do indivíduo de visitante para lead e cliente.
A sua empresa deve estar no Google, porque o buscador dá visibilidade a ela, credibilidade e simplifica o acesso à sua marca e seus produtos. Sendo assim, ele é fundamental para seu negócio conquistar mais pessoas e obter mais vendas.
Então, se organize para colocar sua marca no buscador. Caso você ainda não saiba como utilizar as estratégias mencionadas acima para entrar no Google de forma eficiente, fale com a gente para que possamos lhe ajudar!