O marketing é o conjunto de ações que levam as pessoas a comprar um produto ou serviço, ou melhor, marketing é atrair e reter clientes. Na maioria das vezes, as empresas precisam convencer os clientes a comprar seu produto ou serviço em vez de um similar de outra empresa.
É errado imaginar que está ficando mais difícil fazer marketing hoje em dia. Apesar da forte concorrência existente, a tecnologia e o mundo digital estão colaborando fortemente para um novo momento para o marketing.
Ultimamente, nossa equipe esteve pensando bastante em como colaborar com as empresas que não querem ou pensam que não podem abraçar a idéia de marketing. Como com muitas coisas na vida, tudo o que é necessário é uma mudança de percepção.
No final do dia, todos, incluindo nós mesmos os profissionais de marketing, precisamos ver o marketing como um investimento e não uma despesa. Essa é a grande questão.
A grande estratégia de marketing não custa dinheiro, faz dinheiro
Provavelmente se lhe sugeríssemos que você investisse em um imóvel seria mais fácil de convencê-lo: “Invista hoje R$ 100.000,00 e ao longo de 2 anos seu imóvel valerá 50% a mais”… Não seria uma frase estranha aos nossos olhos e ouvidos não é?
Mas e se disséssemos: “Invista R$ 100.000,00 reais numa campanha bem elaborada de marketing e ao final desta campanha você terá 50% de ganhos”… aí o seu desconfiometro começa a acusar algo estranho não é?
Apesar do exemplo ser simplório, as duas coisas falam do mesmo teor: investir. Colocar o seu dinheiro em alguma coisa que possa retornar mais dinheiro para você no futuro. É uma pena que muitos empresários sequer enxerguem seus negócios como “de futuro”, apenas pensando no fluxo mensal do caixa.
O Investimento não precisa ser caro
Evidentemente que há inúmeras maneiras de se investir em marketing (assim como em imóveis, na bolsa ou em qualquer outra coisa), mas o fato é que um marketing bem feito e bem planejado pode trazer ganhos significativos para o negócio.
Se a sua empresa é cética quanto aos investimentos em marketing ou acha que é “pequena demais” para investir, por que não começar pequeno? Atualmente, com pouca verba já se consegue fazer algum posicionamento, especialmente na internet.
O não-convencional tem feito muito sucesso entre pequenas empresas, como ações em redes sociais, whatsapp, email marketing, entre outras. O importante é entender a necessidade do investimento para que ele possa retornar no longo prazo.
O marketing, mais do que um investimento financeiro, é também um investimento na sua marca e na sua ideia. O marketing é um investimento no seu negócio.
Fale com a gente, fazemos o marketing que cabe no seu orçamento.