Anunciar no Instagram, Facebook e Google é muito mais barato do que você imagina. É sério: os anúncios patrocinados vieram para democratizar o marketing, pois permitem orçamentos flexíveis.

Embora possa parecer intimidador anunciar à primeira vista, as empresas que fornecem esse serviço costumam ensinar passo a passo como fazer isso. O importante, no entanto, é não deixar de usar as ferramentas por medo de errar.

Vamos explorar um pouco mais este assunto nas próximas seções.

Anunciar no Instagram, Facebook e Google

 

Como os anúncios funcionam?

Tanto nas redes sociais quanto no Google, existem apenas duas maneiras de chegar até seu público-alvo: através do alcance orgânico ou do pago. 

O alcance orgânico não envolve gastos por sua parte. Ou seja, ele vem naturalmente após a publicação de um conteúdo – e muitas vezes é imprevisível.

Já os anúncios vão aparecer para as pessoas que você selecionou através de segmentação. Então, se você configurou um anúncio visando homens, entre 25 e 35 anos, na cidade de São Paulo, somente essas pessoas vão receber o seu conteúdo.

O alcance pago varia de acordo com o orçamento; naturalmente, quanto mais dinheiro investido, maior será o alcance.

Qual o objetivo de criar anúncios?

Na linguagem do marketing digital, queremos que nossos anúncios gerem o máximo de conversões possíveis. 

Uma conversão, caso você não conheça esse conceito, significa conseguir que os usuários façam uma tarefa específica. Pode ser preencher um formulário, realizar um cadastro ou comprar um produto.

Então, tudo depende de sua estratégia, e dos objetivos com suas ações de marketing.

Quanto custa ativar um anúncio?

Antes de mais nada, devemos lembrar que o Facebook e o Instagram fazem parte do Facebook. Portanto, usamos a mesma ferramenta para ativar anúncios em ambas as plataformas.

Quando falamos no Facebook, o valor mínimo é US$ 1 por dia, de acordo com a cotação no momento da ativação. Dessa forma, deixar um anúncio ativo por 30 dias vai custar (no mínimo) US$ 30 (algo na casa dos R$ 150,00, a depender da cotação da moeda americana).

No Google, o valor mínimo para emissão de um boleto de pagamento é de R$ 40,00. Mas não há uma regra única aplicável para todo negócio. O importante é montar uma estratégia eficiente, considerando o público que queremos atingir, pois no Google a estratégia deve considerar palavras-chave a serem pesquisadas. E cada palavra, ou expressão, terão um valor médio de acordo com o posicionamento desejado.

Qual a melhor estratégia para definir um orçamento?

A melhor forma de definir um orçamento é levar em conta o valor do produto/serviço ofertado. Vale destacar que isso não é uma ciência exata, mas investir metade do valor do produto/serviço por dia costuma trazer bons resultados.

Todavia, jamais deixe um anúncio ativo sem vigilância. Cuide para obter o melhor retorno possível, olhando sempre a performance de seus anúncios.

Se for sua primeira vez no mundo dos anúncios, tenha consciência que, na pior das hipóteses, basta desativar o anúncio.

Facebook ou Google, qual é o melhor?

Nem um, nem outro. A melhor resposta aqui é: ambos!

Uma estratégia de marketing digital completa requer o máximo de canais possíveis. Como tanto o Facebook quanto o Google são ferramentas fundamentais para qualquer ação de marketing, você precisa uni-las em sua estratégia.

Esperamos que o conteúdo tenha ficado claro para você.