Criar e desenvolver atividades em uma empresa não é uma tarefa fácil, mas nos dias atuais os negócios, independente do ramo, precisam ir além buscando diferenciais de marketing e publicidade que concretizem o relacionamento com o público.
Para isso que isso ocorra, é indispensável ter presença online, já que os clientes e a concorrência se encontram no espaço digital. Ter visibilidade neste meio, além de criar novas oportunidades e prospecção de novos consumidores a partir do criação de um bom conteúdo, auxilia na construção de uma imagem positiva para a empresa.
Porém, a questão é: como pensar em um conteúdo interessante para fidelizar clientes? É esse, então, o conceito e foco proposto pelo Marketing de Conteúdo.
De forma geral, o Marketing de Conteúdo é importante para melhorar a forma como a marca se posiciona, trazendo a ideia de credibilidade e confiança para o mercado e seus potenciais clientes, além de encurtar os caminhos para que o público realize a compra de forma espontânea.
Em uma realidade em que os algoritmos das plataformas direcionam cada vez mais as pessoas para conteúdos de acordo com o seu histórico de interesses, é fundamental criar uma forma atraente de engajar, conquistar e fidelizar clientes. Diante disso, agências digitais e de publicidade/propaganda utilizam a estratégia de Inbound Marketing para produzir e compartilhar interesses em comum com o público das empresas que as contratam.
Independente do objetivo, o bom conteúdo deve trazer algum benefício para quem está consumindo, sendo a venda apenas uma de suas consequências. Sendo assim, algumas características do Inbound Marketing devem ser levadas em consideração para criar um bom planejamento.
Inbound Marketing
Também chamado de marketing de atração, o Inbound Marketing visa atrair, de forma inteligente e perspicaz, o interesse de pessoas que buscam ou possam procurar a marca de maneira sutil e não invasiva.
Suas estratégias se baseiam em quatro principais diretrizes: atrair o potencial cliente por meio de um conteúdo relevante, converter interessados em leads, mostrar soluções que possibilitem o fechamento da venda e criar uma conexão eficiente e duradoura com o público.
Tal maneira estratégica é eficiente tanto para as empresas, quanto para os seus clientes. Pois, provoca o interesse do público através de um bom conteúdo, abordando, de forma criativa, assuntos que façam parte da persona do cliente, ou seja, temáticas presentes na sua rotina, hábitos e gostos pessoais.
Portanto, através do planejamento estratégico, da execução e mensuração realizados, um bom marketing de conteúdo facilitará o link entre a propaganda, o consumidor e a venda, tirando dúvidas eventuais e compartilhando assuntos de interesse, para que então tomem a decisão de compra espontaneamente.
Por Gabriela Serejo