Investir em influenciadores digitais não é uma ação de marketing nova, mas mesmo assim muitos empreendedores ainda têm dúvidas se realmente vale a pena apostar nesses profissionais para divulgar uma empresa ou produto.
Caso essa também seja uma dúvida sua, adiantamos que esse investimento vale a pena sim. Entretanto, é preciso ter um objetivo bem definido e escolher o influenciador digital certo para participar de sua campanha.
Continue lendo para descobrir por que essa ação é vantajosa e como escolher o influencer ideal para a sua empresa!
Por que vale a pena apostar em influenciadores digitais?
Nos últimos tempos a forma de consumo de conteúdo mudou muito, sendo que a internet e suas redes sociais se tornaram parte importante do cotidiano de muitos brasileiros.
Segundo o relatório Digital in 2019, realizado pela We Are Social com a Hootsuite, 66% da população brasileira é usuária de redes sociais. Ou seja, 140 milhões de pessoas utilizam esses canais de comunicação.
Com o crescimento das redes sociais, surgiram os influenciadores digitais, que são pessoas que conseguiram se conectar com seus seguidores por meio da criação de conteúdo. Essa conexão é tão forte que os profissionais realmente influenciam nas decisões de seu público.
Então, um influenciador pode trazer vários resultados positivos para seu negócio ao divulgar sua marca ou um produto, como a melhora da comunicação da empresa com o público, aumento do alcance de divulgação e das vendas.
Essa colaboração entre empresa e influenciador é conhecida como marketing de influência e ela pode acontecer de várias maneiras. Contudo, para que essa estratégia funcione, é necessário escolher o profissional certo para a campanha.
Como escolher o influenciador ideal?
Antes de começar a procurar o seu influencer, lembre-se de definir bem quais são os objetivos de sua ação. Ela tem como propósito aumentar o alcance da marca, por exemplo, ou promover um produto? Depois de definir os objetivos, é preciso seguir 3 passos para encontrar o melhor influenciador para o serviço.
Confira o público-alvo do influenciador
Assim como empresas, influenciadores têm um público-alvo definido e esse precisa ser o mesmo que o da sua marca para que a parceria funcione. Não adianta contratar um profissional que tem milhares de seguidores se esses não forem parte de seu público, pois eles não vão se interessar pelo serviço de sua empresa.
Veja como é o engajamento
Outro ponto importante é verificar o engajamento do influenciador, pois ele mostra a relação do profissional com seus seguidores. Para conferir o engajamento, é possível observar números de comentários em publicações, compartilhamentos, alcance, entre outras métricas.
Lembre-se ainda de que o influenciador tem acesso aos dados de engajamento que você não tem e ele deve mostrá-los para sua instituição. Caso ele não mostre, peça e confira se vale a pena investir naquele profissional.
Procure um profissional que tenha afinidade com a SUA marca
Por último, mas de maneira nenhuma menos importante, está a afinidade do influenciador com a marca. Para que o marketing de influência funcione, a empresa deve encontrar um profissional que tenha afinidade com a marca, ou seja, que possua os mesmos valores da empresa e hábitos dos consumidores da marca.
Dessa forma, a divulgação será natural tanto para o influenciador quanto para seus seguidores. Além disso, é imprescindível contratar um influenciador que possua credibilidade, pois o nome de seu negócio será ligado ao dele.
Ao verificar esses 3 itens, você vai encontrar o influenciador digital ideal para sua campanha e será mais fácil obter os resultados esperados. Sendo assim, vai valer a pena o investimento no profissional. Mas, lembre-se sempre de seguir esses passos para que o investimento nos influenciadores digitais valha a pena!
Depois de conferir o porquê vale a pena apostar nesses profissionais e como escolhê-los, se quiser construir uma estratégia para utilizar o marketing de influência em seu negócio, entre em contato conosco. Nós analisamos a empresa e seus objetivos para criar a melhor estratégia para o seu negócio!